Salto Bom Jardim - Morretes PR (Serra do Marumbi)

Photo ofSalto Bom Jardim - Morretes PR (Serra do Marumbi) Photo ofSalto Bom Jardim - Morretes PR (Serra do Marumbi) Photo ofSalto Bom Jardim - Morretes PR (Serra do Marumbi)

March 3, 2024
March 2024

near Porto de Cima, Paraná (Brazil)

Iniciada pela Pousada Dona Siroba - Porto de Cima (taxa 10 reais de estacionamento). Com a recepção, você consegue demais informações sobre a trilha também.

Inicia a trilha pela rua Marumby com vista das montanhas, muito bonito. Segue a pé pela rua até chegar a linha do trem. É possível ir de carro até esse ponto, porém, recomendo apenas 4x4, a rua é com muitas pedras e subidas. Costumo fazer trilha bem lento então pode ser que você chegue mais rápido no destino final, eu gosto de ir em um ritmo calmo justamente para observar a fauna que aliás, tive o privilégio de observar gralhas azuis, esquilos, teiú e cobra na estrada (sugiro que ande no meio da rua e atento com as beiradas).

Pela linha do trem, a dica é andar no meio enquanto não tem o mecanismo de "desvio" do trem, nunca passe no meio por esse "desvio" pois até onde eu sei, essa peça se move automaticamente, então pode acabar te prendendo na linha. Por fora da linha é horrível caminhar por conta das pedras soltas, vai te atrasar muito. Uma dica importante também é caminhar sempre se atentando possíveis refúgios laterais para se direcionar quando o trem estiver vindo. Sempre faça pausas para poder ouvir melhor e checar se ele não está vindo. Depois de atravessar duas pontes, irá se debater com a placa do rio bom Jesus, é logo após esta placa à direita que se inicia a trilha na mata.

Logo no início terá uma bifurcação onde seguindo em frente irá para a primeira queda (1⁰ primeira cachoeira na mídia da track) e à direita a trilha onde vai para a segunda queda que particularmente achei mais bonita. Esta track é em direção à segunda queda direto. Ambas as trilhas estão bem batida e com sinalização, poucas trilhas secundárias mas fiz o possível para que a track fique fiel ao caminho que eu fiz.

De resto é isso, lugar top e vale muito a pena conhecer, boa trilha🤘

Siga a esquerda

PictographCar park Altitude 273 ft

Espaço para deixar o carro antes de chegar na linha do trem

PictographCave Altitude 519 ft

Em caso de emergência, perfeito lugar para um abrigo