Algarve: de Salema a Lagos

November 15, 2023
November 2023

near Salema, Faro (Portugal)

Algarve: de Salema a Lagos

Versão Portuguesa
English Version

Efetuamos o percurso entre Salema e Lagos utilizando o Trilho dos Pescadores (inserido na rede de percursos da Rota Vicentina)
Este percurso corresponde à 12ª e 13ª etapa, que no nosso GPS contabilizou uma extensão de 24,3 km, 600 metros de desnível positivo e negativo acumulado, sendo a Ponta da Atalaia, o local mais alto situado a 112 metros de altitude.

O caminho é caraterizada pelas belas e altas falésias da costa entre Salema e Praia da Luz, recortadas apenas pelo leito de pequenos ribeiros, onde podemos encontrar belas praias. Já mais perto do final, a costa é muito mais acidentada pela presença da Ponta da Piedade, onde se formam grutas e o recorte da costa parece um capricho da natureza. Já no final, o percurso é efetuado na cidade de Lagos, onde podemos observar o seu conjunto de forte militar e castelo e outros pontos de interesse, terminando o percurso na Marina de Lagos.

Este percurso tem 20Km de extensão e 600 metros de desnível, pelo que consideramos moderado do ponto de vista físico; na primeira parte, até à praia da Luz apresenta algumas subidas e descidas que exigem atenção e concentração nos dias com piso molhado, pois é efetuado em caminhos empedrados, com a rocha polida. De resto, não existem outras dificuldades técnicas e ao contrario de outras etapas, raramente caminhamos em trilhos de areia.
Em nosso entender classificamos o trilho como moderado.
O percurso está muito bem marcado, com a característica sinalética azul e verde própria do trilho dos pescadores. No entanto, entre a Ponta da Piedade e a cidade de Lagos existem alguns cruzamentos que podem gerar alguma confusão, pelo que aconselhamos o uso de GPS.

Como seria de esperar, a exposição solar é enorme e não encontramos locais de abastecimento de água. A primeira praia (boca do rio) não possui bar e a segunda (Praia das Cabanas Velhas) tem um bar que se encontra encerrado de setembro a junho. Só na praia do Burgau é que encontramos bares e restaurantes abertos. Daqui em diante já encontramos bares e restaurantes com mais frequência.

Poderá encontrar descrições mais pormenorizadas em nos trilhos também publicados por nós;

Salema a Praia da Luz - etapa 12 dos Trilhos dos Pescadores, Rota Vicentina:

Praia da Luz a Lagos - etapa 13 dos Trilhos dos Pescadores, Rota Vicentina:

Salema to Lagos via Rota Vicentina

English Version

We travel between Salema and Lagos using the Fishermen's Trail (part of the Rota Vicentina route network)
This route corresponds to the 12th and 13th stage, which in our GPS recorded a length of 24.3 km, 600 meters of accumulated positive and negative elevation difference, with Ponta da Atalaia being the highest place located at 112 meters of altitude.

The path is characterized by the beautiful and high cliffs of the coast between Salema and Praia da Luz, cut only by the beds of small streams, where we can find beautiful beaches. Closer to the end, the coast is much more rugged due to the presence of Ponta da Piedade, where caves are formed and the coastline looks like a whim of nature. At the end, the route takes place in the city of Lagos, where we can observe its military fort and castle and other points of interest, ending the route at Lagos Marina.

This route is 20km long and has a difference of 600 meters, which is why we consider it to be moderate from a physical point of view; In the first part, to Praia da Luz, there are some climbs and descents that require attention and concentration on wet days, as it is done on cobbled paths, with polished rock. Furthermore, there are no other technical difficulties and unlike other stages, we rarely walk on sand trails.
In our opinion, we classify the trail as moderate.
The route is very well marked, with the characteristic blue and green signage typical of the fishermen's trail. However, between Ponta da Piedade and the city of Lagos there are some intersections that can cause some confusion, so we recommend using GPS.

As expected, the sun exposure is enormous and we did not find water supply areas. The first beach (Boca do Rio) does not have a bar and the second (Praia das Cabanas Velhas) has a bar that is closed from September to June. Only on Burgau beach do we find open bars and restaurants. From now on we will find bars and restaurants more frequently.

You can find more detailed descriptions on the trails also published by us:

Salema to Praia da Luz - stage 12 of the Fisherman's Trail, Rota Vicentina:

Praia

PictographBeach Altitude 29 ft

PictographCastle Altitude 223 ft

Forte de Almadena (Ruinas)

PictographBeach Altitude 197 ft

Praia da Luz

Ponto de informação

Interseção

/Users/cesarsilva/Desktop/cruzamento/IMG_7514.JPG/Users/cesarsilva/Desktop/cruzamento/IMG_7515.JPG

PictographSummit Altitude 555 ft
Photo ofPonta da Atalaia, Vertice Geodésico e panorâmicas Photo ofPonta da Atalaia, Vertice Geodésico e panorâmicas Photo ofPonta da Atalaia, Vertice Geodésico e panorâmicas

Ponta da Atalaia, Vertice Geodésico e panorâmicas

Cidade de Lagos

• Photo of Jorditoms
    Jorditoms May 27, 2024

¡Wow! ¡Qué increíble aventura has tenido en Algarve! Salema a Lagos suena como el escape perfecto lleno de vistas deslumbrantes y experiencias únicas. Desde los acantilados hasta las playas doradas, cada paso parece ser una postal. ¡Definitivamente una ruta para recordar! 🌊👣

• Photo of STrilhos
    STrilhos May 28, 2024

Muito obrigado amigo Jorditoms pela avaliação e o teu estimado comentário.
    Tal como no Mediterrâneo, o Algarve está cheio de belos alcantilados e enseadas com pequenas praias encantadas. Um forte abraço amigo