RUTA CORONALLACS - PRINCIPADO ANDORRA (4/5) REF. SORTENY - REFUGIO COMAPEDROSA

Photo ofRUTA CORONALLACS - PRINCIPADO ANDORRA (4/5) REF. SORTENY - REFUGIO COMAPEDROSA Photo ofRUTA CORONALLACS - PRINCIPADO ANDORRA (4/5) REF. SORTENY - REFUGIO COMAPEDROSA Photo ofRUTA CORONALLACS - PRINCIPADO ANDORRA (4/5) REF. SORTENY - REFUGIO COMAPEDROSA

July 23, 2023
July 2023

near Les Subiranes, Ordino (Andorra)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure

RUTA CORONALLACS - PRINCIPADO DE ANDORRA

O Coronallacs é uma rota circular que decorre na alta montanha do Principado de Andorra, o ponto mais alto da rota situa-se aos 2810 metros de altitude. O circuito liga os quatro refúgios vigiados que existem atualmente em Andorra e passa por 20 lagos naturais. No total, são 92 quilómetros de paisagens montanhosas e vistas espetaculares, divididas em 5 longas etapas. Cada uma percorre uma distância entre 13 e 22 quilómetros, com uma média de 18,4 quilómetros por dia, bastante controlável por caminhantes experientes.

O ponto de partida é em Escaldes-Engordany, no centro do Principado. O itinerário está pensado para pernoitar em cada um dos refúgios, pelo que não é necessário carregar muito peso. O nível de dificuldade do percurso oscila entre médio e médio-alto, consoante as etapas. O Coronallacs é, portanto, composto por etapas de dificuldade e duração variadas e permite pernoitar em regime de meia pensão nos 4 refúgios vigiados de alta montanha de Andorra.

In https://coronallacs.com/

RUTA CORONALLACS - PRINCIPADO DE ANDORRA

SITE OFICIAL
RUTA CORONALLACS

A etapa começa após o magnifico pequeno almoço no Refugi de Sorteny. Seguimos em direção à povoação de El Serrat, Les Salines e, posteriormente, em direção a Llorts. Durante o trajeto, passamos pelo Jardín Botánico y Monument Estripagecs e percorremos o Camí Ral d`Ordino, onde se encontra o centro de trutas que abastece o Principado de Andorra.

No povoado de Llorts (1420m) refrescamo-nos numa fonte que antecede a longa e íngreme subida até o Clot del Cavall. São seis quilómetros de uma subida intensa, inicialmente por uma densa floresta que nos proporciona uma sombra agradável e protege-nos do sol quente que já se fazia sentir. A floresta dá lugar a um caminho de pé posto e algum caos rochoso, agora com grande exposição solar. Atravessamos algumas linhas de água e atingimos uma zona mais plana onde se localiza o Refugi de La Angonella, aos 2220 metros de altitude.

Por momentos acreditamos que a subida acabara, mas longo à nossa frente volta a surgir nova encosta, esta sim, a derradeira subida até o Pic del Clot del Cavall aos 2586 metros de altitude, que alcançamos nos últimos metros seguindo a bonita cresta que a antecede. No final da subida fizemos uma breve pausa para recuperar do esforço, embora estivesse um vento forte e desagradável. O percurso ao longo de toda a cumeada é muito bonito e proporciona panorâmicas magnificas de uma envolvência de 360º.

Depois de algumas fotos da praxe no Pico del Clot del Cavall, descemos ao Col del Clot del Cavall entre este e o Pico de Percanela para entrar no Parque Natural dos Vales de Comapedrosa. A partir daqui, entramos na freguesia de La Massana, uma região repleta de paisagens de alta montanha que vamos descobrindo pouco a pouco. O caminho descendente leva-nos a Borda dels Prats Nous, segue para o Coll Carnisser e, posteriormente, para o Collet de la Font Podrida, que antecede Pla de Estany, com vista para o refugio livre, Refugi del Pla de l`Estany

Estamos no sopé do Pico Comapedrosa (2943 metros), a montanha mais alta de Andorra. Intersetamos a GR11 que seguimos as indicações em direção a Aigüesjuntes. O caminho amplo desce em direção a Borda de la Coruvilla onde podemos reabastecer de água na Font de la Coruvilla. Um pouco mais abaixo encontramos nova fonte, Font del Moixó.

A partir daqui inicia-se o último troço ascendente até chegar ao refúgio de Comapedrosa. Torna-se uma subida penosa, quer pelo desgaste da etapa, distancia e acumulado já realizado até ao momento, quer pelo calor que se fazia sentir nesta tarde de julho. Apesar disso, subimos paulatinamente, maioritariamente por caminho irregular até alcançar o Collet de Comapedrosa aos 2250 metros de altitude. Aqui, rodamos à esquerda e temos as primeiras imagens do refugio, uns últimos metros e estamos no Refugi del Comapedrosa, no sopé do cume mais alto do principado, o Pico de Comapedrosa com 2943 metros de altitude.

O Refugio de Comapedrosa está localizado a uma altitude de 2265 metros. Está localizado junto ao lago de Les Truites, num ambiente de montanhas íngremes que não nos deixarão indiferentes. Os chuveiros funcionam com ficha, que é necessário adquirir. Só aceita pagamento em numerário. Não há rede telemóvel, disponibiliza acesso a wifi grátis. O jantar é servido às 19:30h.

FICHA TÉCNICA
Realização: 17 julho de 2023
Percurso: Refugi de Sorteny - El Serrat - Les Salines – Llorts - Pic del Clot del Cavall - Col del Clot del Cavall - Borda dels Prats Nous - Coll Carnisser - Collet de la Font Podrida - Pla de Estany - Borda de la Coruvilla - Collet de Comapedrosa - Refugi del Comapedrosa
Distancia: 22,8kms
Duração: 8h52min (*)
Tempo em movimento: 6h12min
Tempo parado: 2h40min
Movimento médio: 3,7km/h
Acumulado positivo: 1887m
Acumulado negativo: 1617m

(*) A duração da etapa pode variar em função do estado físico de cada um e do número de paragens que se façam ao longo da mesma.

Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

ESTANY DE LES TRUITES

• Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos Aug 23, 2023

Excelente descrição, já está nos meus favoritos!