Photo ofRUTA CORONALLACS - PRINCIPADO ANDORRA (2/5) REFUGIO DE L`ILLA - REFUGIO DE JUCLAR Photo ofRUTA CORONALLACS - PRINCIPADO ANDORRA (2/5) REFUGIO DE L`ILLA - REFUGIO DE JUCLAR Photo ofRUTA CORONALLACS - PRINCIPADO ANDORRA (2/5) REFUGIO DE L`ILLA - REFUGIO DE JUCLAR

July 23, 2023
July 2023

near Ràmio, Escaldes-Engordany (Andorra)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure

RUTA CORONALLACS - PRINCIPADO DE ANDORRA

O Coronallacs é uma rota circular que decorre na alta montanha do Principado de Andorra, o ponto mais alto da rota situa-se aos 2810 metros de altitude. O circuito liga os quatro refúgios vigiados que existem atualmente em Andorra e passa por 20 lagos naturais. No total, são 92 quilómetros de paisagens montanhosas e vistas espetaculares, divididas em 5 longas etapas. Cada uma percorre uma distância entre 13 e 22 quilómetros, com uma média de 18,4 quilómetros por dia, bastante controlável por caminhantes experientes.

O ponto de partida é em Escaldes-Engordany, no centro do Principado. O itinerário está pensado para pernoitar em cada um dos refúgios, pelo que não é necessário carregar muito peso. O nível de dificuldade do percurso oscila entre médio e médio-alto, consoante as etapas. O Coronallacs é, portanto, composto por etapas de dificuldade e duração variadas e permite pernoitar em regime de meia pensão nos 4 refúgios vigiados de alta montanha de Andorra.

In https://coronallacs.com/

RUTA CORONALLACS - PRINCIPADO DE ANDORRA

SITE OFICIAL
RUTA CORONALLACS

A etapa começa após o magnifico pequeno almoço no Refugi de l'Illa. Seguimos pelas traseiras do refugio, direção norte, contornando o Estany de L'Illa. Começamos a ganhar altura seguindo o GR7 até alcançar a Portella de Pessons. Agora, seguimos pela cumeada até ao ponto mais alto da Ruta Coronallacs, o Pic de Pessons (2864m). Neste ponto, em dias de céu limpo, como foi o nosso caso, as vistas são magnificas sobre o Circo dos Lagos de Pessons, formado por mais de 12 lagos, embora, no percurso, apenas passamos por 8 deles.

O percurso continua pela cumeada até à Collada dels Pessons, aos 2810 metros de altitude. Daqui, começamos a descer para Les Bordes D'Envalira, passando ao lado de 8 dos 12 lagos que formam o Circo de Lagos de Pessons: Estany del Cap dels Pessons; Estany de les Fonts; Sisè Estany; Estany del Meligar; Estany Rodó; Tercer Estany; Estany Forcat; Estany Primer. Junto ao Estany Primer, local muito concorrido por visitantes, encontramos um bar de apoio ao espaço.

Agora seguimos, maioritariamente, por um amplo caminho da estação de esqui até ao Refugi Pla de les Pedres, localizado na estação de esqui GrandValira. A partir daqui descemos uma zona florestal, por caminho de pé posto, até intersetar a estrada principal de Les Bordes d'Envalira. Na localidade podemos comprar alimentos se precisarmos.

Seguimos, à direita, 200 metros pela estrada principal e iniciamos uma dura subida à esquerda, passando pelo Pic d`Ortofà aos 2691 metros de altitude, até chegar a Port Dret, um enclave que oferece uma incrível vista panorâmica de Andorra e da França, e também dos vales de Soldeu e Siscaró.

De Port Dret seguimos praticamente por terreno plano até Pas de les Vaques para começar a descer até à área sinuosa do rio Siscaró, passando pelo Estany de Baix de Siscaró até chegar a uma zona irrigada pelos meandros do Lago Siscaró, onde avistamos, à nossa direita, o Refugi del Siscaró.

O caminho entre Siscaró e Juclar é um terreno rochoso, embora não seja técnico, nem muito complicado, mas o cansaço acumulado pode complicar a progressão. Antes de chegar ao refugio ainda passamos junto do Estany Primer de Juclar. Uma ultima trepada e encontramos a traseira do Refugi de Juclar, que contornamos pela esquerda até à sua entrada.

O Refugio de Juclar está localizado a uma altitude de 2310 metros. Os chuveiros funcionam com ficha, 3€ por 4 minutos. Só aceita pagamento em numerário. Não há rede telemóvel nem acesso a wifi. O jantar é servido às 19:30h. No dia seguinte não se pode perder o nascer do sol sobre o Coll de l'Alba que é simplesmente magnifico.

FICHA TÉCNICA
Realização: 15 julho de 2023
Percurso: Refugi de L`Illa - Portella de Pessons - Pic de Pessons - Collada dels Pessons - Les Bordes d'Envalira - Pic d`Ortofà - Port Dret - Pas de les Vaques - Refugi de Juclar
Distancia: 21,5kms
Duração: 8h33min (*)
Tempo em movimento: 6h10min
Tempo parado: 2h23min
Movimento médio: 3,47km/h
Acumulado positivo: 1449m
Acumulado negativo: 1629m

(*) A duração da etapa pode variar em função do estado físico de cada um e do número de paragens que se façam ao longo da mesma.

Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

PictographMountain hut Altitude 8,174 ft

REFUGI DE L`ILLA

ESTANY DE L`ILLA

ESTANY

PictographMountain pass Altitude 9,209 ft
Photo ofESTACIÓN METEOROLOGICA (PORTELLA DE PESSONS) Photo ofESTACIÓN METEOROLOGICA (PORTELLA DE PESSONS) Photo ofESTACIÓN METEOROLOGICA (PORTELLA DE PESSONS)

ESTACIÓN METEOROLOGICA (PORTELLA DE PESSONS)

PIC DELS PESSONS

REFUGI DE JUCLAR

• Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos Aug 3, 2023

Circuito espetacular! Já está nos meus favoritos!