RPPN Linda Serra dos Topázios. Cristalina, GO

July 9, 2012
July 2012

near Cristalina, Goiás (Brazil)

Circuito na RPPN Serra Linda dos Topázios. Entre o Rio Topázio e o Ribeirão Areião. Cristalina, GO

O QUE VER
Ribeirão dos Topázios com vários poços límpidos, um deles mais fundo e a Garganta, só é acessível nos períodos de seca. O Ribeirão dos Topázios é afluente do Rio Corumbá.
Ribeirão Areião de água cristalina e vários poços de banho. Especialmente o Poço da Diretoria

AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

A) SEVERIDADE DO MEIO - "2" - Moderado Severo. Clima quase sempre ameno com algus fatores como travessia de rio, sol intenso e ausência de água potável.
B) ORIENTAÇÃO no PERCURSO - "2" - Sinalização pouco clara. Algumas poucas placas e bifurcações que pedem atenção. Condição da trilha e topografia indicam continuidade.
C) GRAU TÉCNICO - "3" - Piso irregular. Com passagem por pedras soltas, alguns trechos em areia e outros escorregadios sob pedras no rio.
D) ESFORÇO FÍSICO - "2" - Esforço Moderado. Confortável para quem pratica atividade física.

ACESSO
145 km de Brasília, via Saída Sul pela BR 040. Após pequeno trecho pela BR 050 entrar em estrada vicinal à direita após Cooperativa Rural. Trecho de 12 km de estrada de terra. Evitar veículos baixos. Observar Sinalização

Estabelecimento: RPPN Linda Serra dos Topázios.
Conta com a estrutura de dois quartos para alojamento, banheiros coletivos e bom estado e cozinha equipada.

CUSTOS
Alojamento: R$ 40,00; Camping: R$ 35,00; Ingresso; R$ 20,00; Cozinha: R$ 70,00 (custo coletivo para todos); e Guia: R$ 70,00 (para todos).

CONTATOS
Jurandir (guia) 61 99231-9399 98110-1705 ou Jaime (proprietário) 61 99918-0983(fixo) 98135-6822(celular).

BifDir

• Photo of sillvanab1
    sillvanab1 Jul 30, 2016

Muito linda
    Com trechos moderados a seceros

• Photo of Cadu_Aventura
    Cadu_Aventura Aug 10, 2017

Top 10, lugar lindo, água cristalina

• Photo of anagrilo
    anagrilo Sep 12, 2017

Caros colaboradores, fiz esta trilha saindo da sede da RPPN Linda Serra dos Topázios e usando a marcação compartilhada por vocês. A ida foi tranquila, mas a volta foi bem complicada. A trilha que deveria margear o rio Topázios está desativada e não há mais vestígio do caminho, tivemos muito dificuldade para encontrar um ponto em que pudéssemos continuar andando até chegar à Sede novamente. Peço que tirem a trilha do Wikiloc para evitar que outras pessoas passam pela dificuldade que eu e meu grupo passamos. Grata, abraço, Ana Rita

• Photo of Sergio Akira 1
    Sergio Akira 1 Sep 16, 2018

Trilha entre a Garganta e Riotpz, pontos marcados no mapa, não é recomendado fazer, pois a trilha foi desativada e existem trechos com a mata fechada