Rota Vicentina Trilho dos Pescadores 4ª Etapa Odeceixe a Aljezur

Photo ofRota Vicentina Trilho dos Pescadores 4ª Etapa Odeceixe a Aljezur Photo ofRota Vicentina Trilho dos Pescadores 4ª Etapa Odeceixe a Aljezur Photo ofRota Vicentina Trilho dos Pescadores 4ª Etapa Odeceixe a Aljezur

June 9, 2019
June 2019

near Odeceixe, Faro (Portugal)

A Costa Alentejana e Vicentina é uma das mais bem preservadas linhas costeiras em toda a Europa. Praias selvagens, falésias imponentes, biodiversidade, uma cultura autêntica e um clima temperado, fazem do Sw de Portugal um destino de turismo de natureza.
O nosso objectivo inicial era percorrer todas as etapas (cinco) do Trilho dos Pescadores, entre Porto Covo e Rogil. No entanto, como tínhamos quatro dias disponíveis conseguimos estender o percurso até Aljezur, percorrendo ainda uma etapa do Caminho Histórico, entre Rogil e Aljezur, com passagem pela circuito complementar dos Trilho dos Pescadores da Praia da Amoreira.
Assim, dividimos todo o percurso entre Porto Covo e Aljezur em quatro Etapas, o que torna as etapas um pouco mais longas.
No quarto dia, já no Algarve, fizemos a última etapa do Trilho dos Pescadores (Odeceixe a Rogil), fizemos o percurso complementar da Praia da Amoreira e seguimos pelo Caminho Histórico até Aljezur, foram 30 km, onde a paisagem variou entre as falésias com vista para o mar e o interior onde se destaca a passagem por Rogil e pelos campos agrícolas.
"Este percurso desenha-se pelas ruas da aldeia de Odeceixe, pelas várzeas da Ribeira de Seixe, pelos matos dunares e pelos campos agrícolas, onde ainda se cultiva com vagar os produtos que a cada época pertencem.
Na aldeia, destaque para o moinho, um dos poucos que ainda está em funcionamento e pode ser visitado. Em seu redor, passadiços e bancos de madeira convidam à contemplação do casario da aldeia, da foz da ribeira de Seixe e dos matagais mediterrânicos das encostas viradas a sul - um regalo para os olhos!
As várzeas são os leitos-de-cheia da ribeira, onde, em dias de chuva intensa, a água que galga as margens vai depositando tudo o que é necessário para construir solos profundos e férteis. No resto do ano aproveitam-se as vantagens da inundação, ou seja, crescem culturas e pastagens vigorosas.
Alguns destes leitos-de-cheia ainda estão no seu estado selvagem, ocupados por caniçais e juncais. Estes são ambientes muito ricos em aves, como a garça-real e a garça-branca."
"Fonte do site Rota Vicentina".
Depois do Rogil, encontra o desvio para este circuito complementar. A chegada ao litoral faz-se junto à Praia da Carreagem, onde uma pista de areia segue sempre junto à costa até que avista a impressionante foz da ribeira de Aljezur e a praia da Amoreira."
Desta praia da Amoreira, seguimos para Aljezur pelo Caminho Histórico, é um caminho pelo interior com uma subida acentuada que nos leva até ao centro desta Vila do Algarve, foram 30 km nesta etapa o que acumulado aos dias anteriores torna esta última etapa difícil.