Activity

Rota Vicentina - 4ª Etapa (Zambujeira do Mar - Odeceixe)

Download

Trail photos

Photo ofRota Vicentina - 4ª Etapa (Zambujeira do Mar - Odeceixe) Photo ofRota Vicentina - 4ª Etapa (Zambujeira do Mar - Odeceixe) Photo ofRota Vicentina - 4ª Etapa (Zambujeira do Mar - Odeceixe)

Author

Trail stats

Distance
12.49 mi
Elevation gain
1,509 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,637 ft
Max elevation
202 ft
TrailRank 
61
Min elevation
7 ft
Trail type
One Way
Moving time
5 hours 36 minutes
Time
7 hours 39 minutes
Coordinates
3288
Uploaded
April 22, 2019
Recorded
April 2019
Be the first to clap
Share

near Zambujeira do Mar, Beja (Portugal)

Viewed 840 times, downloaded 38 times

Trail photos

Photo ofRota Vicentina - 4ª Etapa (Zambujeira do Mar - Odeceixe) Photo ofRota Vicentina - 4ª Etapa (Zambujeira do Mar - Odeceixe) Photo ofRota Vicentina - 4ª Etapa (Zambujeira do Mar - Odeceixe)

Itinerary description

Acordámos sem pressa. Pequeno almoço no calmo bar do parque e abalamos pela M502 diretos à Zambujeira. Sem motivo de interesse, por enquanto, é tempo de recordar. 1997, últimos dias de julho, depois de algumas peripécias, Luís Montez consegue que se 'monte' em 11 dias todos os recursos e equipamentos que hoje demoram quase dois meses. A Herdade da Casa Branca foi o local sonhado que, por um feliz acaso, apareceu. Estavam contratados como cabeça de cartaz Marylin Mason, Blur e Suede. Começou a 6 e acabou a 10 de agosto. Houve carradas de poeira, houve confusão no estacionamento, houve más condições no acampamento, houve cerveja a duzentos paus (quase o triplo da venda normal)... houve muita coisa má mas ouve muito mais coisas boas e o Festival Sudoeste continua a ser hoje ainda "O Festival" de Portugal.
Acabou-se a recordação. Chegámos à praia. Por um carreiro na duna subimos a encosta sul. Apanhamos um caminho, marcado por pequenos toros de madeira, que nos leva na direção da Praia dos Alteirinhos. Avisa-nos uma informativa placa que esta é uma praia dedicada ao naturismo. De facto hoje está nua. Nua de gentes porque as condições meteo não têm sido as melhores para ir à praia e menos ainda em pelota. Descemos pelo passadiço que conduz à praia. A meio atravessamos o arroio que forma uma bela cascata e voltamos a subir, agora por um simpático carreiro que nos leva à falésia. Ainda que se aprecie estas paisagens centenas de vezes, de cada vez que as olhamos são deslumbrantemente novas. Olhamos pró Lajão e... aquele gajo é doido!...então não é que vai um indivíduo a subir a parede?!... mãos e pés nus na pedra lisa e escorregadia. tentei ilustrar a cena mas o zoom do telemóvel não me permitiu melhor que aquilo que aqui apresento. Para ver o tal 'meco' é preciso fazer um exercício do tipo "onde está o Wally".
Chegou lá acima. Como desceu não sei porque temos mais pressa agora que quando acordámos.
Caminhando sobre areia vermelha. Enchendo a alma de cor, passamos sobre a falésia olhando as rochas beijadas pela espuma branca do mar.
Deixamos o caminho assinalado para continuar perto do mar e deste banho de azul. Retomamos a sinalização um pouco antes da Praia do Alvorião. Um pouco mais e descemos para a Praia do Carvalhal. O areal é cortado por um pequeno ribeiro. Equilibrando-nos sobre as pedras conseguimos atravessar a pé enxuto. Retomamos o caminho num carreiro que nos leva junto de uma vedação em arame. Do lado de dentro há animais pouco comuns por estas paragens mas os "animais" que deste lado vão também não são muito comuns por aqui, só que estes vêm porque querem os outros foram deslocados do seu habitat natural. Sigamos!
Já passámos a Praia dos Machados com o seu longo areal e olhamos agora para as falésias negras, estratificadas quase na vertical. O esforço não permite que sustenhamos a respiração mas a paisagem é para isso. Que forças fizeram virar ao céu estas rochas nascidas na horizontal?... Há coisas incríveis nesta costa. Outras rochas já vimos que apresentam curvaturas como se saídas de mãos de padeiro que as retorceu como se retorce a massa de pão.
Afastamo-nos do mar para contornar a propriedade que a isso nos obriga. Silêncio!... aqui cantou-se o fado em noites de lua-cheia. Ouçamos a voz de Amália. Aqui passava férias a Diva que não dava férias à Voz. O povo batizou a praia - Praia da Amália. O caminho que à praia nos leva segue à beira de um ribeirinho de margens floridas. Diz-se que Amália por aqui plantava flores e sons na arriba. »Dá-me a sensação que estou num barco». Agora é turismo de habitação. Cada noite acima dos 350€. Ficamos com a recordação da voz da Diva.
fazemos uma prece a Deus em favor da Voz de Portugal e subimos carreirinho acima de novo para as falésias. Ziguezagueando nas alturas, bebendo emoções e enchendo o coração de infinito aproximamo-nos de Azenha do Mar.
Paramos no Palhinhas. Depois de tanta beleza saboreamos agora outros petiscos.
Bem almoçados, sem exageros que ainda há caminho para andar, saímos da Azenha do Mar descendo o passadiço que leva à estrada do porto de pesca. As cegonhas nos pináculos dos rochedos atraiem turistas que se empoleiram nas rochas para ver de perto. Esperemos que tudo lhes corra bem. Descemos um pouco agarrados a uma corda que ali foi colocada para evitar acidentes. Quão fácil é distrairmo-nos perante esta beleza do oceano e a ternura das cegonhas que chocam seus ovos.
De novo a caminho do cimo da falésia, olhamos a praia para petiscar um pouco mais desta beleza. Insatisfeito, desvio-me enquanto os meus companheiros seguem o caminho sinalizado. Bebo mais um pouco da beleza da praia e dos ninhos e cegonhas nos rochedos. Corro para apanhar quem fez menos caminho. A beleza é um suplemento de energia.
Embebecídos íamos, arrastando a areia debaixo das botas, quando a natureza decide despertar-nos. Ao nosso lado e à frente alguns "canteiros" de flores mais comuns em jardins que por sendas de caminhantes. Multiplas pétalas em profusão, rasteiras com folhas carnudas, uma pincelada de tons e luz impressionista de Monet. São miríades de "Malícias" (Lampranthus multiradiatus) enchendo-nos os olhos de rosa forte. Um pouco mais de cor para estes espíritos bêbados de natureza.
Bebendo mar e respirando flores chegamos à arriba sobre a Praia de Baiona. Estamos no limite do Alentejo. à nossa frente, do outro lado da Ribeira de Seixe já é Algarve.
Olhamos o extenso areal da Praia de Odeceixe. Descemos por um caminho até à Praia. Pelo asfalto, nos limites das várzeas incultivadas, seguimos até Odeceixe.
Depois de um duche reparador, finalizamos o dia com uma jantarada de peixe fresco no Chaparro. Bem haja.

Waypoints

PictographPhoto Altitude 29 ft
Photo ofPanorâmica da praia da Zambujeira ao subir a arriba Photo ofPanorâmica da praia da Zambujeira ao subir a arriba Photo ofPanorâmica da praia da Zambujeira ao subir a arriba

Panorâmica da praia da Zambujeira ao subir a arriba

PictographPhoto Altitude 86 ft
Photo ofA praia dos Alteirinhos Photo ofA praia dos Alteirinhos Photo ofA praia dos Alteirinhos

A praia dos Alteirinhos

PictographPhoto Altitude 108 ft
Photo ofAcesso à praia dos Alteirinhos Photo ofAcesso à praia dos Alteirinhos

Acesso à praia dos Alteirinhos

PictographPhoto Altitude 45 ft
Photo ofRochas e queda de água

Rochas e queda de água

PictographPhoto Altitude 104 ft
Photo ofO Lajão - 'onde está o Wally?... ' Photo ofO Lajão - 'onde está o Wally?... '

O Lajão - 'onde está o Wally?... '

PictographPhoto Altitude 114 ft
Photo ofBonsai no deserto

Bonsai no deserto

PictographPhoto Altitude 129 ft
Photo ofEnchendo de cor a alma Photo ofEnchendo de cor a alma Photo ofEnchendo de cor a alma

Enchendo de cor a alma

PictographPhoto Altitude 154 ft
Photo ofRochas brancas que se diluem Photo ofRochas brancas que se diluem

Rochas brancas que se diluem

PictographPhoto Altitude 193 ft
Photo ofTerra Rossa sobre calcário Photo ofTerra Rossa sobre calcário Photo ofTerra Rossa sobre calcário

Terra Rossa sobre calcário

PictographPhoto Altitude 190 ft
Photo ofSonhando falésias Photo ofSonhando falésias Photo ofSonhando falésias

Sonhando falésias

PictographPhoto Altitude 188 ft
Photo ofUma bela baía Photo ofUma bela baía

Uma bela baía

PictographPhoto Altitude 114 ft
Photo ofSobre a Praia do Alvorião Photo ofSobre a Praia do Alvorião Photo ofSobre a Praia do Alvorião

Sobre a Praia do Alvorião

PictographPhoto Altitude 51 ft
Photo ofA praia do Carvalhal vista da falésia Photo ofA praia do Carvalhal vista da falésia

A praia do Carvalhal vista da falésia

PictographPhoto Altitude 31 ft
Photo ofNa Praia do Carvalhal Photo ofNa Praia do Carvalhal

Na Praia do Carvalhal

PictographPhoto Altitude 138 ft
Photo ofAvestruz?! ... Photo ofAvestruz?! ... Photo ofAvestruz?! ...

Avestruz?! ...

PictographPhoto Altitude 91 ft
Photo ofUma visão de liberdade e outra de cativeiro Photo ofUma visão de liberdade e outra de cativeiro

Uma visão de liberdade e outra de cativeiro

PictographPhoto Altitude 97 ft
Photo ofSobre a Praia dos Machados Photo ofSobre a Praia dos Machados Photo ofSobre a Praia dos Machados

Sobre a Praia dos Machados

PictographPhoto Altitude 83 ft
Photo ofRochas que se elevam rumo ao céu Photo ofRochas que se elevam rumo ao céu Photo ofRochas que se elevam rumo ao céu

Rochas que se elevam rumo ao céu

PictographPhoto Altitude 60 ft
Photo ofUm vale entre falésias Photo ofUm vale entre falésias Photo ofUm vale entre falésias

Um vale entre falésias

PictographPhoto Altitude 60 ft
Photo ofO bailado da espuma Photo ofO bailado da espuma Photo ofO bailado da espuma

O bailado da espuma

PictographPhoto Altitude 94 ft
Photo ofRibeira, taboa e o descanso das mochilas Photo ofRibeira, taboa e o descanso das mochilas Photo ofRibeira, taboa e o descanso das mochilas

Ribeira, taboa e o descanso das mochilas

PictographPhoto Altitude 153 ft
Photo ofFlores para Amália Photo ofFlores para Amália Photo ofFlores para Amália

Flores para Amália

PictographPhoto Altitude 73 ft
Photo ofPor aqui também andou Amália Photo ofPor aqui também andou Amália Photo ofPor aqui também andou Amália

Por aqui também andou Amália

PictographPhoto Altitude 87 ft
Photo ofAs arribas, a areia, o mar. Beleza sem fim Photo ofAs arribas, a areia, o mar. Beleza sem fim Photo ofAs arribas, a areia, o mar. Beleza sem fim

As arribas, a areia, o mar. Beleza sem fim

PictographPhoto Altitude 102 ft
Photo ofNo mar os palheirões, cá em cima o jardim Photo ofNo mar os palheirões, cá em cima o jardim Photo ofNo mar os palheirões, cá em cima o jardim

No mar os palheirões, cá em cima o jardim

PictographPhoto Altitude 119 ft
Photo ofO Porto de Pesca da Azenha do Mar Photo ofO Porto de Pesca da Azenha do Mar

O Porto de Pesca da Azenha do Mar

PictographPhoto Altitude 136 ft
Photo ofNo Palhinhas Photo ofNo Palhinhas Photo ofNo Palhinhas

No Palhinhas

PictographPhoto Altitude 148 ft
Photo ofAs casas dos pescadores e o passadiço que leva à estrada do porto Photo ofAs casas dos pescadores e o passadiço que leva à estrada do porto Photo ofAs casas dos pescadores e o passadiço que leva à estrada do porto

As casas dos pescadores e o passadiço que leva à estrada do porto

PictographPhoto Altitude 24 ft
Photo ofMar, rochas, cegonhas e turistas empoleirados Photo ofMar, rochas, cegonhas e turistas empoleirados Photo ofMar, rochas, cegonhas e turistas empoleirados

Mar, rochas, cegonhas e turistas empoleirados

PictographPhoto Altitude 77 ft
Photo ofSaindo da Azenha do Mar Photo ofSaindo da Azenha do Mar Photo ofSaindo da Azenha do Mar

Saindo da Azenha do Mar

PictographPhoto Altitude 44 ft
Photo ofA praia da Azenha do Mar é as cegonhas desfocadas Photo ofA praia da Azenha do Mar é as cegonhas desfocadas

A praia da Azenha do Mar é as cegonhas desfocadas

PictographPhoto Altitude 154 ft
Photo ofMalícia (Lampranthus Multiradiatus) Photo ofMalícia (Lampranthus Multiradiatus) Photo ofMalícia (Lampranthus Multiradiatus)

Malícia (Lampranthus Multiradiatus)

PictographPhoto Altitude 197 ft
Photo ofChegando às arribas de Odeceixe Photo ofChegando às arribas de Odeceixe

Chegando às arribas de Odeceixe

PictographPhoto Altitude 62 ft
Photo ofmar bravo fustigando a costa Photo ofmar bravo fustigando a costa Photo ofmar bravo fustigando a costa

mar bravo fustigando a costa

PictographPhoto Altitude 81 ft
Photo ofA Praia de Odeceixe Photo ofA Praia de Odeceixe Photo ofA Praia de Odeceixe

A Praia de Odeceixe

PictographPhoto Altitude 88 ft
Photo ofA Foz da Ribeira de Seixe

A Foz da Ribeira de Seixe

PictographPhoto Altitude 18 ft
Photo ofSeguindo a ribeira Photo ofSeguindo a ribeira

Seguindo a ribeira

PictographPhoto Altitude 58 ft
Photo ofÁgua lamacenta na ribeira

Água lamacenta na ribeira

Comments

    You can or this trail