Rota Nª Sª das Colmeias (PR10 - S.P. Sul)

Photo ofRota Nª Sª das Colmeias (PR10 - S.P. Sul) Photo ofRota Nª Sª das Colmeias (PR10 - S.P. Sul) Photo ofRota Nª Sª das Colmeias (PR10 - S.P. Sul)

October 31, 2016
October 2016

near Cobertinha, Viseu (Portugal)

DESCRIÇÃO, FOTOGRAFIAS/VÍDEO, DESTE E DE OUTROS PERCURSOS EM: www.100atalhos.com

[PERCURSO SINALIZADO]
PERCURSO: PR10 - Rota da Nsª Srª das Colmeias (São Pedro do Sul)

No parque desportivo, inicia-se um périplo por lugarejos e «Villas» que remontam a um período anterior à fundação da nacionalidade.
Descemos à escola de Goja e Sendas passando pela Capela de Santo Antão (edificada em finais do século XIX), e aproveitamos o legado da Ermida centenária da Nossa Senhora das Colmeias para assim a poder venerar num local central.
Por carreiros e poldras, faz-se a travessia do riacho que em tempos alimentou um velho moinho de água e nos conduz ao local de culto que dá nome ao nosso Percurso Pedestre. Outrora qualificado como Santuário Mariano, remontam ao séc. XVIII várias referências a procissões e ladainhas que evocam intervenções divinas para salvar as colheitas das pragas. Encosta acima, passando pelo penedo lendário, partimos em direção ao Lagar das Moiras. Como sobre tudo o que é antigo ou se desconhece, também sobre este local o povo teceu lendas e mitos alusivos a mouras encantadas que nos transportam imaginação fora. Após uma longa descida, paralelas ao leito do riacho, esperam-nos as poldras da Paúla. Segue-se uma ligação que nos conduz à estrada Romana da Torre e nos faz continuar, desde as Alminhas, passando por um Cruzeiro e até à Igreja Matriz.
Inicia-se a subida da Regada em direção às Eirinhas, onde se pode desfrutar de uma paisagem de surpreendente beleza, desce-se à Quinta da Moitinha, passa-se pelo coração da vinha rumo a Joazim, com visita à Pedra Escrita antes de rumar ao local de partida.

Fonte: C.M. São Pedro do Sul

Contactos Úteis:
Bombeiros: 232 711 115
Centro de Saúde de São Pedro do Sul: 232 720 180
G.N.R.: 232 720 060
Posto de Turismo: 232 711 320

PictographReligious site Altitude 1,536 ft

PR10 - Rota Nª Sª das Colmeidas -- www.100atalhos.com www.facebook.com/100atalhos

PictographReligious site Altitude 1,365 ft

Capela/Ermida Nª Sª das Colmeias

Eira e Canastros

PictographFountain Altitude 0 ft

Gravura Rupestre (Pedra Escrita)