Rota em redor do Covão do Feto - Monsanto | Alcanena

Photo ofRota em redor do Covão do Feto - Monsanto | Alcanena Photo ofRota em redor do Covão do Feto - Monsanto | Alcanena Photo ofRota em redor do Covão do Feto - Monsanto | Alcanena

May 4, 2024
May 2024

near Covão do Feto, Santarém (Portugal)

A rota em redor do Covão do Feto é uma pequena rota circular, não sinalizada, situada na freguesia de Monsanto, concelho de Alcanena. O percurso foi previamente traçado pela Catarina D com o objectivo de explorar, uma vez mais, um dos locais mais verdejantes e frondosos do PNSAC e onde a prática da caminhada é sempre bastante agradável.
O percurso pensado inicialmente era um pouco maior, mas a chuva fez-nos encurtá-lo totalizando assim cerca de 6,5 km, muito fáceis de percorrer e sem desníveis a registar.
O terreno é de fácil progressão e o trilho é composto por estradão e pouco caminho de pé posto.

Ao km 1,5 encontrámos, no interior de uma propriedade, um pequeno alpendre com uma mesa e bancos ao redor, local bem aprazível para um piquenique. Esta propriedade que pensamos ser privada tem um muro de pedra que, mesmo ao lado do portão, tem pintado um grande símbolo amarelo cujo significado desconhecemos.

Ao km 2,0 deparámo-nos, em pleno arrife do PNSAC, com o que parecia ser um local ocupado por alguém com um estilo de vida alternativo. Uma carrinha, algumas tendas dispersas, bancos e mesas em madeira, alguns cactos plantados em pequenos canteiros e pelo menos um castanheiro plantado com uma placa identificativa da espécie. Tudo isto num extenso cenário de pseudo abandono, sem vivalma nas imediações. Também aqui encontrámos uma pedra na qual estava pintado o mesmo símbolo amarelo que tínhamos visto anteriormente.

Este percurso oferece imagens únicas, ladeado por imensa vegetação de entre a qual se destacam os vários sobreiros centenários existentes por toda esta zona. Aqui respira-se natureza e serenidade! Apesar da proximidade às povoações, o percurso faz-nos sentir num local isolado, envolvidos por uma paisagem cársica que evoca a presença de trolls a espreitarem das rochas... (visualizem nas fotos!).

Não fosse a chuva e a caminhada ter-se-ia prolongado.
Não esquecer a água e o farnel.
Não esquecer a roupa e o calçado apropriado.

Boas caminhadas…

PictographPicnic Altitude 525 ft

PictographMountain pass Altitude 525 ft

PictographMountain pass Altitude 528 ft

Photo ofProvável apropriação do espaço público por parte de uma comunidade privada Photo ofProvável apropriação do espaço público por parte de uma comunidade privada

Provável apropriação do espaço público por parte de uma comunidade privada

Rota em redor do Covão do Feto

Photo ofEncontramos dois trolls - Criaturas antropomórficas Photo ofEncontramos dois trolls - Criaturas antropomórficas Photo ofEncontramos dois trolls - Criaturas antropomórficas