Rota em Redor da Mata do Vimeiro e da Mata do Gaio - Alcobaça

Photo ofRota em Redor da Mata do Vimeiro e da Mata do Gaio - Alcobaça Photo ofRota em Redor da Mata do Vimeiro e da Mata do Gaio - Alcobaça Photo ofRota em Redor da Mata do Vimeiro e da Mata do Gaio - Alcobaça

October 9, 2022
October 2022

near Gaio, Leiria (Portugal)

A rota em Redor da Mata do Vimeiro e da Mata do Gaio é um percurso pedestre não sinalizado que fizemos na freguesia de Vimeiro, concelho de Alcobaça.
Tratou-se de uma rota circular de aproximadamente 10 km com início e fim no Parque de Merendas do Gaio, local aprazível e bem cuidado, ideal para passar algumas horas de convívio pois tem à disposição dos visitantes diversos grelhadores, mesas, bancos, casas de banho e uma grande área de baloiços para os mais novos.

Iniciámos o percurso em direcção ao Centro Cultural e Recreativo do Gaio e logo de seguida voltámos à direita em direcção à antiga Casa do Guarda do Gaio, dos serviços florestais, e entrámos depois na Mata do Vimeiro onde percorremos vários quilómetros dentro de uma mancha florestal constituída essencialmente por pinheiro-bravo, eucalipto, sobreiro e outras espécies como medronheiros, carvalhos e castanheiros. Por volta do km 5 saímos da Mata Nacional do Vimeiro e entrámos na Mata do Gaio onde tivemos de percorrer alguns metros em propriedade privada. Foi entre os quilómetros 5,0 e 5,1. Mais tarde, a situação repetiu-se entre os quilómetros 8,5 e 8,6.
Neste ponto de passagem existe muito mato serrado na encosta e, apesar do ICNF andar em operações de limpeza na mata, as suas máquinas ainda não chegaram a este local, o que fez com que tivéssemos de atravessar o pomar.
A passagem pelas zonas privadas mostrou-se pacífica, até porque não encontrámos ninguém. De qualquer forma como não vamos para danificar as propriedades creio que não existirá problema se imperar a habitual boa educação de quem caminha.
Quase todo o percurso é efectuado em estradão. Talvez seja uma opinião discutível, mas penso que a CMA e o ICNF podiam valorizar mais o local, criando mais trilhos e colocando informação sobre a flora e os locais emblemáticos da mata.

É um percurso com muitas sombras, bastante bom para fazer em dias de verão. Com chuva, o percurso deverá ser mais complicado uma vez que como o estradão é de terra, rapidamente se transformará em barro escorregadio.
Neste momento, o terreno está limpo e recentemente revolvido pelo que é de todo desaconselhado com tempo chuvoso.
Levar água, calçado e roupa confortável.
Levar também um farnel.

Boas caminhadas …

Mais informações podem ser lidas em [ver mais]

PictographPicnic Altitude 525 ft

PictographFlora Altitude 456 ft

Vegetação e Cogumelos

PictographMountain pass Altitude 315 ft
Photo ofRota em Redor da Mata do Vimeiro e da Mata do Gaio Photo ofRota em Redor da Mata do Vimeiro e da Mata do Gaio Photo ofRota em Redor da Mata do Vimeiro e da Mata do Gaio

PictographFlora Altitude 292 ft

PictographFlora Altitude 308 ft

PictographFlora Altitude 276 ft

PictographLake Altitude 269 ft

Lago na zona do antigo viveiro

PictographRisk Altitude 282 ft

PictographMountain pass Altitude 351 ft

PictographMountain pass Altitude 295 ft

PictographMountain pass Altitude 266 ft

Vinha e Pomar em terreno privado