Rota em Redor da Gançaria - Rio Maior

Photo ofRota em Redor da Gançaria - Rio Maior Photo ofRota em Redor da Gançaria - Rio Maior Photo ofRota em Redor da Gançaria - Rio Maior

February 12, 2022
February 2022

near Gansaria, Santarém (Portugal)

A rota em redor da Gançaria é uma rota circular não sinalizada situada no concelho de Rio Maior.
Trata-se de um percurso previamente traçado por nós com o objectivo de visitar alguns pontos turísticos sobre os quais tínhamos alguma curiosidade. Assim, englobámos na mesma trilha o afloramento basáltico da chaminé vulcânica de Portela da Teira, o posto de vigia e o marco geodésico da Fonte Longa, os moinhos da Gançaria, os baloiços do Alto Lavradio e as cascatas da Ribeira de Alcobertas.
Iniciámos o nosso percurso na aldeia de Gançaria e foi exactamente neste local que o terminámos após caminharmos 17 km.
O caminho até à chaminé vulcânica faz-se através de densos eucaliptais e, chegando ao local, é possível observar as imponentes colunas de disjunção prismática em basalto. Aproveitando a calma do lugar aproveitámos para percorrer alguns trilhos em volta da lagoa que resta de uma pedreira que já existiu no local.

Após mais um registo fotográfico para o álbum das caminhadas seguimos em direção ao posto de vigia e ao marco geodésico da Fonte Longa, símbolos da altitude deste lugar.
Continuámos o nosso percurso, na sua maioria por estradão e atravessando uma área florestal dominada, infelizmente, por eucalipto.
Passámos por mais uma lagoa de uma pedreira desactivada e por um campo onde o trigo já florescia, até chegarmos ao planalto dos Carvalhais onde se situam os três moinhos da Gançaria e de onde se vislumbra uma bela imagem no horizonte.
Mais à frente encontra-se o miradouro do Alto Lavradio com os seus baloiços com vista para a aldeia de Gançaria.
Seguimos em direcção à Ribeira de Alcobertas, aos seus açudes e cascatas. De notar que devido à seca que se faz sentir este ano, o caudal da ribeira era muito reduzido e as margens encontravam-se bastante desprezadas, com algum lixo e ramos de árvores secas acumulados em resultado do seu arrastamento pela água mais abundante de outros tempos. É urgente uma limpeza que permita recuperar a beleza destes recantos. Este local que era desconhecido para nós, deixou-nos alguma tristeza por verificarmos que as autoridades locais não lhe dão o merecido valor. Infelizmente uma situação reproduzida em vários locais deste país!

Nesta rota percorremos pouca estrada alcatroada, bastante estradão e algum caminho de pé posto.
Importante levar farnel e água. Em tempo frio, aconselha-se um termo com um bom café quente.

PictographMountain pass Altitude 374 ft

Aldeia de Gançaria concelho de Rio Maior

PictographMountain pass Altitude 384 ft

Eucaliptal

PictographMountain pass Altitude 417 ft

PictographMountain pass Altitude 492 ft

Será que ainda chove hoje ?

PictographMountain pass Altitude 853 ft
Photo ofDisjunção colunar da Portela da Teira Photo ofDisjunção colunar da Portela da Teira Photo ofDisjunção colunar da Portela da Teira

Disjunção colunar da Portela da Teira

A disjunção verifica-se em colunas com cerca de 0,5 m de diâmetro por 15 a 20 m de altura, verticais. A disjunção prismática corresponde a um tipo de alteração existente em rochas vulcânicas, relacionada com contrações que se geram no seio da escoada, aquando do arrefecimento e solidificação da lava, formando assim prismas de forma hexagonal que são sempre perpendiculares à superfície de arrefecimento.

PictographMountain pass Altitude 856 ft

Ponto de informação

PictographMountain pass Altitude 883 ft

PictographMountain pass Altitude 892 ft

PictographMountain pass Altitude 886 ft

O afloramento integra-se num vasto filão-camada basáltico com vários quilómetros de extensão. Acompanha a E a estrutura diapírica de Rio Maior-Porto de Mós. O filão está instalado em níveis siliciclásticos do Jurássico Superior designados na carta geológica como "Grés Superiores com vegetais e dinossauros" (Formação do Bombarral, do Titoniano). A parte mais espectacular, pela bela disjunção prismática que revela, situa-se numa frente abandonada da pedreira, voltada a W. A disjunção verifica-se em colunas com cerca de 0,5 mede diâmetro.

PictographMountain pass Altitude 909 ft

PictographLake Altitude 269 ft

Lagoa

PictographWaterfall Altitude 184 ft
Photo ofCascatas e açudes da Ribeira de Alcobertas Photo ofCascatas e açudes da Ribeira de Alcobertas Photo ofCascatas e açudes da Ribeira de Alcobertas

Cascatas e açudes da Ribeira de Alcobertas

PictographMountain pass Altitude 197 ft

PictographMountain pass Altitude 194 ft

Uma pena estar ao abandono