Rota dos Túneis(La Fregeneda - Barca D'Alva)

Photo ofRota dos Túneis(La Fregeneda - Barca D'Alva) Photo ofRota dos Túneis(La Fregeneda - Barca D'Alva) Photo ofRota dos Túneis(La Fregeneda - Barca D'Alva)

June 10, 2015
June 2015

near La Fregeneda, Castilla y León (España)

Hoje fomos até Espanha, mais propriamente à antiga estação de comboios de La Fregeneda para fazer a Rota dos Túneis. A antiga linha que ligava o Porto a Paris encontra-se encerrada desde 1985. Este troço, construído no final do Século XIX, é composto por 20 túneis e 10 pontes.
A saída de casa foi às 5 da manhã e a chegada foi por volta das 17 da tarde, após cerca de 5 horas a caminhar e cerca de 4 horas de viagens.
Os pontos altos desta caminhada são as pontes, sem segurança, que causa grande adrenalina e algum medo.
No que diz respeito aos túneis, o primeiro parecia nunca mais terminar com os seus 2 km, mas o mais marcante foi mesmo o dos morcegos. Ui. O cheiro, o barulho que faziam, a sua agitação à nossa passagem e a porcaria de morcego!!!Não se via a linha de comboio e nem se sentiam os carris.
Foi uma excelente aventura em boa companhia e apesar de todos termos um pouco medo das alturas lá fizemos a caminhada.

Estação de La Fregeneda
A estação está fechada desde 1985 e apresenta evidentes sinais de abandono. Os atos de vandalismo, em conjugação com a passagem do tempo tem acentuado a degradação do património.
A RENFE(a CP do país vizinho) colocou um anúncio a proibir o acesso ao percurso devido ao mau estado das pontes, mas isso não nos impediu a nós, nem todos os outros que fazem este percurso.

1º túnel
Pouco após o início do percurso encontramos o primeiro túnel e logo o mais longo, com uma extensão de 2 km. Quando se entra, vê-se a luz ao fundo do túnel e pensa-se que o túnel é pequeno, mas é puro engano. No meio da escuridão, caminha-se, caminha-se e parece que nunca mais se chega ao destino.
Muita atenção para quem optar em seguir pelas lajes laterais, pois algumas estão em mau estado e outras já nem estão lá.

O túnel dos morcegos
A aproximação indicou logo o que se seguia, pois o cheiro não deixava dúvidas, era o túnel dos morcegos.
Um túnel em curva e sem claridade, habitat perfeito para os morcegos.
Altura de colocar as máscaras e seguir a aventura. Simplesmente incrível, quando no meio da escuridão se começa a sentir um som diferente…quando se olga para cima e se veem os morcegos em alvoroço.
A linha do comboio parece que desapareceu debaixo dos nossos pés, agora caminhamos em algo mole, nada mais que a porcaria dos morcegos.
Não chegasse de emoções e deparamo-nos com a saída do túnel. Simplesmente fantástico. Tudo verde e apenas um pequeno espaço para passarmos.

1ª ponte(puente Morgados)
O primeiro contato com as pontes. Aquela sensação de dar o primeiro passo. A adrenalina da “morte” ali ao lado. O coração a bater mais rápido, mas ainda assim, tempo para umas fotos e apreciar a paisagem com o Rio Águeda como fundo. Priceless.

Túnel 4 e Puente Payo Rubio
Dos locais mais bonitos. Túnel imediatamente seguido por uma ponte muito alta. Cenário fantástico.

Puente de la Curva o Poyo Valiente
A ponte em curva. Duas opções…travessia pelo lado direito ou lado esquerdo. Como até agora era sempre pelo esquerdo e o braço já doía, optámos pelo lado direito e em boa hora o fizemos. Pelo lado esquerdo existem duas zonas com falhas em que era necessário saltar, credo!!! Façam sempre pelo lado direito. Esta ponte é muito fixe e segue-se logo o túnel nº7.
Seguiram-se mais túneis e meias pontes e mais belas paisagens…

Ponte Internacional sobre o Rio Águeda
Quase, quase a terminar a caminhada aparece a Ponte internacional sobre o Rio Águeda, que faz a divisão entre Portugal e Espanha. Esta ponte está em boas condições. Aqui podemos ver a foz do rio Águeda e o Rio Douro.

Estação de Barca D’Alva
O fim da caminhada. A estação está ao abandono e em claro estado de degradação.

Estação de La Fregeneda

2º Túnel

4 primeiras fotos são do 1º túnel, que me esqueci de registar.

Túnel dos Morcegos

LAP015

LAP016

PictographBridge Altitude 975 ft

Túnel e puente del arroyo del lugar

LAP017

Paisagem

LAP026

PictographBridge Altitude 567 ft
Photo ofPonte Internacional sobre o Rio Águeda Photo ofPonte Internacional sobre o Rio Águeda Photo ofPonte Internacional sobre o Rio Águeda

Ponte Internacional sobre o Rio Águeda

Simplesmente fantástico

• Photo of EmixUBU
    EmixUBU May 2, 2016

Ruta espectacular y muy recomendable. No es muy larga si solo se hace la ida.
    *Abstenerse si tenéis vértigo o poca confianza a las alturas.
    Imprescindible frontal o algo similar para los tuneles.
    - Imprescendible llevar 2 coches (o hacer autostop como nosotros) :D
    - Cuidado si está mojado o hace mucho viento.

• cbarros Sep 7, 2017

O melhor trilho que fiz.

• Photo of Mário Filipe
    Mário Filipe Jul 4, 2021

Very beautiful route. Even though I would like to have made it back in the day before all the bridges were restored, this makes it for a more safe and joyfull hike, friendly to all kinds of people. I would not recommend this for kids though, as the floor on the bridges is not fully covered and one could easily fall off.
    First tunnel was closed, and apparently you need to pay for it nowadays, but we could easily dive under or climb up the gates on both ends. Also, the bats tunnel is n longer abailable, but they have a beautiful and easy to follow alternative route to make it to the other side.
    Be careful, and have fun!

• Photo of baojoao(Casal Sancho Hikers)
    baojoao(Casal Sancho Hikers) Jul 4, 2021

If you enjoyed this one you should also try Barca D'Alva - Pocinho or the other way arround. Hard, with almost 30km and amazing landscaps.
    I was planning to do both in a single hike, but with the bridges restored and some tunnels "out of order" i lost the interest in it.

• Photo of Mário Filipe
    Mário Filipe Jul 5, 2021

Olá João, obrigado pela dica! Já adicionei aos favoritos. Realmente, gostava de ter feito esse percurso antes de o terem reconstruido, teria sido uma experiência espectacular. Mas pronto, assim também me permitiu ir com uns amigos que de outra forma talvez não tivessem ido, e foi igualmente bom.
    Fazer os dois percursos num dia deve ser obra, devemos estar a falar de uns 45km, mas não é nada que não se faça. 😎
    …e como já estamos na linha, se alguém começar a ficar muito cansado, é só ficar numa estação à espera do próximo comboio! Ahahah 😜
    Um abraço e bons passeios!