ROTA DOS TÚNEIS (LA FREGENEDA - BARCA D`ALVA)

Photo ofROTA DOS TÚNEIS (LA FREGENEDA - BARCA D`ALVA) Photo ofROTA DOS TÚNEIS (LA FREGENEDA - BARCA D`ALVA) Photo ofROTA DOS TÚNEIS (LA FREGENEDA - BARCA D`ALVA)

June 2, 2013
June 2013

near La Fregeneda, Castilla y León (España)

O trilho percorre o troço ferroviário raiano, há muito desativado, da linha que ligava a linha do Douro a Salamanca (Espanha), nomeadamente entre La Fregeneda (Espanha) e Barca d’Alva – Rota dos Túneis.
Construída com o objetivo de ligar a linha do Douro à rede ferroviária espanhola e ao resto da Europa, esta linha é a única construída em território estrangeiro com capitais portugueses, particularmente portuenses.
A Linha Internacional Barca d’Alva a La Fregeneda e Salamanca inaugurada em 9 de Dezembro 1887, no mesmo dia do último troço da Linha do Douro Pocinho – Barca d’Alva, é uma espetacular e notável obra de engenharia ferroviária particularmente o troço Barca d’Alva – La Fregeneda, antes de entrar nas planícies de Leão. Este troço com caraterísticas alpinas, vence um desnível de 300m em 17km de extensão no qual foram abertos em rocha 20 túneis e construídas 13 pontes metálicas.
Encerrada em 1 de Janeiro de 1985 pelo governo espanhol, esta obra de arte ferroviária permanece esquecida até aos nossos dias.
Deixa-mo o carro em Barca de Alva e no café perguntamos por transporte para La Fregeneda. Simpaticamente nos informaram que não existiam táxis no local, mas que a Associação de Barca de Alva tinha uma carrinha de 9 lugares e que nos levava à antiga estação de La Fregeneda pela quantia de 20 Euros – e lá fomos. O percurso linear com aproximadamente 19Kms iniciou-se na estação de La Fregeneda e terminou no cais de Barca de Alva.
IMPORTANTE: Classificamos como fácil, mas NÃO DEVE SER REALIZADO por menores, nem por quem sofra de vertigens ou tenha fobia a morcegos. !PERIGO DE MORTE E DE LESÕES GRAVES!

• Photo of sextante
    sextante Jun 7, 2013

Caminhantes, una interesante ruta con unas buenas fotos y una descripción bastante completa, que siempre ayuda y es de agradecer.
    Un saludo.

• Photo of Afonso Barbosa
    Afonso Barbosa May 3, 2015

Adorei fazer esta rota, tem uma paisagem maravilhosa, mas o que mais me fascinou, foi a adrenalina de passar aquelas pontes completamente despidas de qualquer passadiço, que nos oferecesse alguma segurança, tem que se passar por uma simples passadeira em ferro com cerca de 30cm de largura, e todas elas (as pontes) com uma profundidade considerável.
    Aconselho a quem pensar fazer esta rota que pesquise sobre a mesma, "porque na verdade as pontes são precipícios".
    Neste momento só as pontes entre o TUNEL 1 e TUNEL 13, é que estão nesta situação, ou seja ainda não repuseram o passadiço em madeira porque está a ser feito aos poucos devido a custos muito elevados da madeira que tem um tratamento especial (e ao que parece não á comparticipação de dinheiros públicos).

• Photo of Margarida Amaral
    Margarida Amaral Oct 27, 2015

Um trilho muito bonito e embora pareça pouco acessível não o é.

• Photo of fsoares81
    fsoares81 Mar 18, 2019

Caminhada linear, com uma paisagem belíssima, recomendável.
    Recomendo o inicio por Fregeneda para terminar em Barca D´Alva, nas pontes foi aplicado um passadiço recentemente o que dá segurança na travessia das mesmas, no entanto não deixam de ser estruturas com uma altura considerável, que para quem tem vertigens será sempre de ter em consideração.
    A passagem dos túneis só é possível em alguns deles com a utilização de lanterna, mas totalmente seguro.
    A entrada em Fregeneda, está fechada por um portão na entrada do primeiro túnel, para se passar para o interior é necessário passar por baixo desse portão, rastejando, ou então por cima, na lateral direita, a partir de aí, é só disfrutar.
    O ideal é começar bem cedo, para evitar as horas de muito calor já que todo o percurso é praticamente sem sombra, com exceção do interior dos túneis, devem levar muita água, pois não existe água no percurso.
    De evitar levar crianças pequenas, pois não deixa de ser um trilho com muitos pontos de perigo.

• Photo of Caminhantes
    Caminhantes Mar 18, 2019

Olá fsoares81!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha.