Serras do Porto: rota dos tronos, dos baloiços e dos passadiços

Photo ofSerras do Porto: rota dos tronos, dos baloiços e dos passadiços Photo ofSerras do Porto: rota dos tronos, dos baloiços e dos passadiços Photo ofSerras do Porto: rota dos tronos, dos baloiços e dos passadiços

June 25, 2022
June 2022

•   3.3 1 review

near Campo, Porto (Portugal)

1. O Parque das Serras do Porto, situado a nascente da cidade do Porto, é constituído por um conjunto de 6 serras (Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas) e dois vales principais (vales dos rios Ferreira e Sousa). Estende-se pelos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo.
Neste extenso e diversificado território existe uma muito ampla e diversificada rede de percursos pedestres que integra uma Grande Rota com cerca de 59 quilómetros e 17 Pequenas Rotas interligadas entre si.
2. O presente percurso, circular e não marcado (passa e integra troços de vários percursos marcados), desenvolve-se pelas margens do rio Ferreira e pelas cumeadas das serras de Santa Justa, Castiçal e Pias.
3. Começamos e terminamos no parque de estacionamento das Serras do Porto (Valongo). Descemos à confluência dos rio Simão e Ferreira. Subimos até ao trono romano do Vale da Tranquilidade (vistas amplas sobre o vale de Couce e os povoados do São Martinho do Campo e Valongo). Continuamos em direção aos "monumentais" e inúteis passadiços de Santa Justa. Subimos pelos passadiços até ao baloiço de Santa Justa situado numa plataforma com vistas amplas sobre Valongo. Continuamos até ao posto de Vigia da serra de Santa Justa passando pela capela de Santa Justa (perto da capela há um café) e pelo miradouro e trono romano de Santa Justa (deste miradouro, as vistas sobre a cidade do Porto e Gaia são magníficas). A partir daqui foi descer ... descer até à aldeia de Couce (um lugar muito pequeno mas interessante). Na descida passamos pelo baloiço do monte de Santa Justa, pela casinha da Padeira (já retirada) e por dois miradouros - um com vistas para São Pedro da Cova e outro para as fragas do diabo. Visitada a aldeia de Couce, dirigimo-nos ao rio Ferreira, rio que atravessamos numa ponte - a ponte de Couce. Seguimos ao longo da margem esquerda do rio por um trilho bastante simpático (pena as águas do rio estarem poluídas) até às Fragas do Diabo. Subimos até ao mirante do Alto da Peneca (uma grande subida) e deste até ao mirante do Castiçal (mais uma forte subida). Descemos até à estrada que liga São pedro da Cova a Aguiar de Sousa. Atravessada a estrada, subimos (e que subida!) até ao marco geodésico da serra de Pias. Descemos, umas centenas de metros, até ao trono romano e miradouro mais bem situado do percurso - o trono de Pias. Daqui as vistas sobre o vale do rio Ferreira e a cidade do Porto são fabulosas. Contemplada demoradamente a paisagem, dirigimo-nos, pela cumeada da serra até às margens do rio Ferreira. Subimos ao longo da margem esquerda do rio até uma interessante ponte suspensa. Atravessamos o rio, subimos as fragas do Castelo e terminamos a caminhada no ponto de partida - o parque de estacionamento das Serras do Porto.
3. O percurso tem como principais pontos de interesse:
• A pequena e típica aldeia de Couce.
• O troço do percurso ao longo do rio Ferreira.
• As vistas panorâmicas (Porto/Gaia, S. Pedro da Cova, vale da aldeia de Couce, São
Martinho do Campo e Valongo).
• Os vários baloiços e trono romanos
• A dureza do percurso com subidas e descidas extensas e íngremes (excelente para treino da resistência física e mental).

Alertas:
• É um percurso exigente dos pontos de vista físico e mental.
• É um percurso não aconselhado a quem for "alérgico" a eucaliptos (o eucaliptal é a marca dominante deste e de todos os percursos existentes nesta zona) e a águas poluídas.
• É um percurso não aconselhado a quem sofrer dos joelhos (subidas e descidas muito íngremes e troços por trilhos bastante técnicos).

Outros percursos na zona:

PictographCar park Altitude 424 ft

Parque estacionamento das Serras do porto

Trono Romano Vale da Tranquilidade

Passadiços

PictographReligious site Altitude 1,118 ft

Santa Justa

Miradouro e Trono de Santa Justa

Baloiço do Monte de Santa Justa

Miradouro

Miradouro (Fragas do diabo)

PictographCar park Altitude 253 ft

PictographBridge Altitude 276 ft

Fragas do Castelo

• carlos gomes almeida May 22, 2023

Muito bom trilho para treino físico, como beleza paisagística, tirando alguns pequenos espaços e miradouros é desinteressante. Percurso envolvido por plantação de eucaliptos.