Rota dos Santuários de Braga

March 20, 2023
March 2023

near Nogueiro, Braga (Portugal)

Eis uma proposta para conhecer as montanhas que bordejam a cidade de Braga.
Damos-lhe o nome de “Rota dos Santuários”, precisamente por passar em vários destes locais sagrados, incluindo o Bom Jesus e o Sameiro, ex-libris da cidade e de todo o Minho.
Uma rota circular, inteiramente feita em percurso bem definido, fácil e muito agradável, que, como não podia deixar de ser, tem como ponto de referência o famoso escadório do Bom Jesus, com os seus 573 degraus. Aqui começa e aqui termina, numa espécie de tributo que se presta ao monumento, quiçá o mais famoso desta urbe minhota.
De um amplo parque de estacionamento, frondosamente arborizado, sobe-se ao santuário Património da Humanidade, segundo a classificação da UNESCO em 2019. Daqui, contempla-se a cidade, longe do seu ruído quotidiano, sem precisar do “canudo”. É conhecida a expressão “ver Braga por um canudo” e este lá está, no miradouro, quase indiscreto.
O belo espaço que enquadra o santuário, cujo templo é uma joia do Barroco, apresenta pormenores de uma beleza irrefutável. São jardins, grutas, fontes rumorejantes, capelas, pontes românticas e lagos serenos, onde os barcos coloridos dão vida ao cenário bucólico. Aqui, passamos apenas por alguns, já que o conjunto merece, só ele, uma visita bem mais demorada.
Seguindo um caminho ascendente, ruma-se a outra das preciosidades minhotas – o santuário mariano de Nossa Senhora do Sameiro, ponto de peregrinação anual, em junho, mas com um fluxo de visitantes constante ao longo de todo o ano.
E que soberba é a vista deste lugar sagrado, um dos pontos mais elevados da cidade, a 572 metros de altitude! Vê-se, em dia limpo de neblinas, o santuário de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Oceano Atlântico, a mais de 35 km em linha reta.
Todo o recinto se reveste de uma solenidade própria dos grandes espaços religiosos, o que transmite aquela tranquilidade que tanto agrada aos peregrinos. Avancemos.
A rota direciona-se agora para o topo de Santa Marta, um local de culto com mais de 1000 anos, rodeado de uma exuberância típica, muito própria deste “Alto” (nome que também lhe é atribuído).
Antes disso, haverá que descer ao mais fundo do vale. O percurso afasta-se da zona urbanizada, penetrando na floresta que é, sem dúvida, o pulmão da cidade. Ao longo do caminho deparamo-nos com pormenores de interesse, como os grandes blocos de granito, que aparecem aqui e ali, às vezes onde menos os esperamos, o arvoredo autóctone, a bela vista, sempre a acompanhar a jornada, os trilhos tortuosos ou planos e macios, dando o toque de aventura que é sempre do agrado neste tipo de atividade… sobretudo a calma e o silêncio, a paz e a tranquilidade espiritual.
Na Falperra, voltamos à civilização. Um grande parque oferece os detalhes de uma passagem de montanha, ponto de travessia de peregrinos. Podemos observar, em frente a um hotel de luxo, os fornos caiados onde os romeiros preparavam as suas refeições, que tomavam nas mesas de merendas do parque. A capela de Santa Maria Madalena da Falperra é ponto obrigatório de passagem. Posicionada de modo a observar silenciosamente a cidade, muito lá em baixo, esta igreja é classificada como Monumento Nacional desde janeiro de 2017. É de estilo rococó e tem uma particularidade curiosa: é atravessada pela fronteira administrativa dos concelhos de Braga e de Guimarães.
Mais adiante, a Fonte do Leão, que continua a brotar o inesgotável fio de água. Segundo a lenda, este “leão” foi ali colocado para afoguentar os muitos ursos que assolavam a zona; a sua figura de predador e o ruído produzido pela água, terão resultado no seu propósito. Quem sabe?!
A capela de Santa Marta, esguia, algo sombria e misteriosa, encabeça uma alameda em forma de escadório que serve de via aos visitantes, devotos e não devotos. Depois, inicia-se o trilho, íngreme e sinuoso, que leva ao topo de Santa Marta das Cortiças.
Apesar do seu grau de dificuldade, consideramos este como um dos troços mais interessantes do caminho. Tem a beleza, a dureza e a aventura que apimentam a jornada. Os bastões são uma boa companhia, neste bocado do caminho.
Lá no alto, a torre de vigia domina o cenário. Um recinto com a capela (o último dos santuários desta rota). Ao lado, o marco geodésico define o pico, a 562 metros de altitude. Ao redor, horizontes bem largos, a perder de vista. Este é um bom local para retemperar forças, antes da descida.
Para descer, uma advertência: optamos por fazer o caminho que atravessa grandes lajes graníticas. Se estiverem molhadas, torna-se um pouco perigoso, dada a sua inclinação e alguns desníveis. Será preferível contornar (sobre a esquerda), pois, mais adiante, volta-se a encontrar a linha agora traçada.
Embora este não seja o mesmo trilho da subida, voltamos ao parque de merendas junto à Fonte do Leão e ao Hotel da Falperra. A partir daí, teremos um trilho paralelo à Rampa da Falperra (a da famosa prova automobilística, que não deixa de ser um atrativo da região), panorâmico e deveras agradável. Caso seja feito ao final da tarde, o pôr-do-sol será magnífico e os registos fotográficos vão tornar-se obrigatórios.
À chegada à entrada da Quinta da Santa Cruz – Klooster Braga (morada dos Cónegos Regrantes e das Irmãs de Santa Cruz) atravessa-se a estrada e desce-se uns metros, até reencontrar o caminho de regresso ao escadório do Bom Jesus. Apanhá-lo-emos a meio, onde se vê a linha do funicular (único em Portugal) a atravessar a estrada. descemos e chegamos ao final de uma jornada enriquecedora.
Muitos bracarenses, infelizmente, não conhecem os trilhos das suas montanhas. Espera-se que este possa ser um incentivo à descoberta. Os forasteiros vão gostar. Apesar das muitas lixeiras que, ilegalmente, são deixadas ao longo do caminho por gente malformada, como pústulas putrefactas, estes trilhos são bonitos, de uma beleza relaxante. A sua descoberta é uma experiência enriquecedora e, por nós, damos por bem ganho o tempo que levamos a percorrê-los.
*****
Gostaste deste trilho?
Esperamos que sim! Dá-nos a tua avaliação.
Ao interagires com as nossas publicações, ajudas a que esta mensagem chegue a mais amantes dos trilhos.
Podes também “aplaudir” e “seguir” o “Mochila e uma Cabana”. Isso faz com que possamos também apreciar os trilhos por onde tens andado.
Saudações!

Início

Uma pequena alameda com plátanos e muito espaço para estacionamento. Ao fundo, o início do monumental escadório do Bom Jesus de Braga.

PictographMonument Altitude 1,312 ft

Monumento

Aspeto do escadório.

PictographMonument Altitude 1,381 ft

O lanço final do escadório, com o santuário no topo. Esta é uma imagem icónica da Cidade dos Arcebispos.

PictographTree Altitude 1,444 ft

Pormenor da flora local. Uma das bonitas árvores do frondoso bosque do Bom Jesus.

PictographReligious site Altitude 1,450 ft

Santuário do Bom Jesus de Braga

Património Mundial, pela UNESCO.

Ao que parece, a famosa expressão "ver Braga por um canudo" pode ter tido aqui a sua origem. Na realidade, com ou sem "canudo", a vista é soberba.

PictographCave Altitude 1,535 ft

Gruta artificial

Pormenor pitoresco e de grande atração, nomeadamente para as "selfies". É neste pequeno lago que se lança a moeda (de costas voltadas) e se pede o desejo.

PictographLake Altitude 1,562 ft

Todo o espaço coleciona recantos de muita beleza e romantismo.

PictographLake Altitude 1,604 ft

Lago

Bem lá no alto, um bucólico lago esverdeado e sereno. Os passeios de barco são um atrativo e o lugar é mágico.

PictographReligious site Altitude 2,047 ft

Local religioso

O mosteiro do Sameiro, local de romagem, de fieis devotos, turistas e "nativos", devido à sua mística e à deslumbrante beleza que o rodeia. O panorama que a vista alcança é impressionante.

A cidade a seus pés e as serras do Minho, até ao mar...

PictographTree Altitude 2,060 ft

Embora os trilhos se unam mais adiante, optamos pelo da esquerda.

Entrada da quinta.

Aspeto do caminho

Aspeto do caminho.

Na próxima encosta, a pouco menos de uma hora de caminhada, Santa Marta das Cortiças. Há que descer, para subir depois.

Uma descida com detalhes "técnicos", para tornar o passeio mais interessante.

Queda d'água

Não lhe podemos chamar cascata, mas, em tempo de caudal abundante, faz-se ouvir. Pena é a quantidade de lixo que aqui vem parar, arrastado pela corrente, depois de ter sido clandestinamente despejado em qualquer local, naquele que é o pulmão da cidade de Braga. Civismo é um termo pouco praticado.

PictographReligious site Altitude 1,650 ft
Photo ofCapela de Santa Maria Madalena da Falperra Photo ofCapela de Santa Maria Madalena da Falperra Photo ofCapela de Santa Maria Madalena da Falperra

Capela de Santa Maria Madalena da Falperra

Situado em plena fronteira administrativa dos concelhos de Braga e de Guimarães, este monumento barroco tem origem no Séc. XVI, embora o atual aspeto lhe tenha sido dado no Séc. XVIII.

Mais um local onde se pode desfrutar das vistas fantásticas, à sombra da capela.

PictographReligious site Altitude 1,650 ft

Reza a lenda que este “leão” foi ali colocado para afoguentar os muitos ursos que assolavam a zona; a sua figura de predador e o ruído produzido pela água, terão resultado no seu propósito. Quem sabe?!

PictographReligious site Altitude 1,601 ft

Este local é repleto de um misticismo que não passa despercebido ao caminhante.

PictographFlora Altitude 1,699 ft

Aspeto do percurso

A partir daqui, o trilho torna-se íngreme, mas muito interessante.

PictographRuins Altitude 1,726 ft

Torre de vigia

Santa Marta das Cortiças.

Baloiço de Esporões

Mais um miradouro com um alcance extraordinário, a 642 metro de altitude.

PictographReligious site Altitude 2,031 ft

Photo ofAspeto do percurso - gruta na rocha Photo ofAspeto do percurso - gruta na rocha Photo ofAspeto do percurso - gruta na rocha

Aspeto do percurso - gruta na rocha

Fornos dos romeiros

PictographTree Altitude 1,634 ft

Água potável, muito apreciada pela população. A fonte pode secar no verão.

Aspeto do percurso

PictographRuins Altitude 1,509 ft

Quintas em ruínas. O palacete mais distante (a seguir à casa branca) é assombroso!

Pormenor interessante; um banco tosco "construído" num cepo.

PictographBridge Altitude 1,424 ft

Sobre esta ponte circula o famoso e único do género funicular do Bom Jesus.

• Photo of Mochila e uma Cabana
    Mochila e uma Cabana Mar 20, 2023

Este percurso foi "desenhado" especialmente para dois tipos de caminhantes:
    - forasteiros, que têm uma excelente oportunidade de conhecer Braga vista de cima e alguns dos seus lugares de excelência.
    - locais, muitos dos quais desconhecem a rede de trilhos que as montanhas de Braga oferecem.