Activity

Rota dos Moinhos - PR1 SMA 2017-02-19 (Sobral de Monte Agraço)

Download

Trail photos

Photo ofRota dos Moinhos - PR1 SMA 2017-02-19 (Sobral de Monte Agraço) Photo ofRota dos Moinhos - PR1 SMA 2017-02-19 (Sobral de Monte Agraço) Photo ofRota dos Moinhos - PR1 SMA 2017-02-19 (Sobral de Monte Agraço)

Author

Trail stats

Distance
10.9 mi
Elevation gain
1,834 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,834 ft
Max elevation
1,480 ft
TrailRank 
48 3.5
Min elevation
1,480 ft
Trail type
Loop
Time
6 hours 17 minutes
Coordinates
1887
Uploaded
February 19, 2017
Recorded
February 2017
  • Rating

  •   3.5 2 Reviews

near Sobral de Monte Agraço, Lisboa (Portugal)

Viewed 281 times, downloaded 13 times

Trail photos

Photo ofRota dos Moinhos - PR1 SMA 2017-02-19 (Sobral de Monte Agraço) Photo ofRota dos Moinhos - PR1 SMA 2017-02-19 (Sobral de Monte Agraço) Photo ofRota dos Moinhos - PR1 SMA 2017-02-19 (Sobral de Monte Agraço)

Itinerary description

Rota dos Moinhos - PR1 SMA (Sobral de Monte Agraço 19-02-2017)

Principais ponto de Interesse:

Sobral de Monte Agraço Santo
Vila e sede de concelho do distrito de Lisboa, integra-se na Região de Turismo do Oeste.Tem uma superfície de, aproximadamente, 52 km², distribuída por três freguesia: Santo Quintino, Sapataria e Sobral de Monte Agraço.Um pequeno concelho, quer em área geográfica, quer em população (8888 habitantes), mas com uma longa e rica história, como testemunham os documentos que lhe fazem referência, desde o mais antigo que se conhece, que reporta ao tempo de D. Sancho I (1186) e o Foral Manuelino de 1518. Para além da riqueza natural, há muitos séculos que o homem ocupou estas paragens em actividades agrícolas,principalmente o vinho e o pão, de que os inúmeros moinhos(que dão o nome ao percurso) são testemunho vivo.Salientamos o Moinho do Sobral que foi devidamente recuperado pela Autarquia e ainda o Moinho do Céu, que ocupa lugar de relevo na paisagem.A região de Sobral de Monte Agraço, apresenta uma paisagem agrícola bastante recortada, e diversificada onde se destacam grandes extensões de cultura de vinha .

Santo Quintino
(Monumento Nacional séc. XVI),magnífico templo, de três naves, provavelmente o último de fundação manuelina (1520).A porta principal, híbrida de elementos manuelinos e renascentistas é datada, numa cartela, na pilastra do lado direito, de 1530. Estruturalmente, o edifício completou-se poresta data, no entanto, o aspecto actual do seu interior resulta de uma posterior e rica decoração de azulejos. Santo Quintino é um monumento da fase final da arquitectura manuelina e um autêntico museu do azulejo, em que figuram padrões únicos.

Capela de Nossa Senhora da Fé,
na Zibreira da Fé, capela de uma nave, dos começos do séc. XVII, como o confirma a lajes e pulcral existente no pavimento e datada de1606. Os balaústres da teia são de mármore.Quanto à capela, tem um tecto de berço, caizotões simples e o seu retábulo pertence aofinal do séc. XVIII. Nele se veneram três boas imagens: a do orago, a de São Francisco (séc.XVII) e a de Santa Eufémia (séc. XVIII).Num altar lateral, há uma notável imagem de madeira policromada de Nossa Senhora e o menino.

Capela Romano-Gótica
numa quinta fronteira à primitiva igreja de Sobral de Monte Agraço, (igreja do Salvador do Mundo) a que dá acesso um arco medieval de cantaria,encontra-se uma igreja romano-gótica, uma notável obra de arquitectura, Os dois grandes e largos arcos redondos e chanfrados, que acusavam os tramos da sua única nave resistiram ao tempo. Apoiam-se estes robustos arcos em capitéis lavrados e grossas e atarracadas colunas adossadas às paredes e recobertas de siglas de canteiros. Um terceiro e semelhante arco, com as respectivas colunas, marca a zona da capela-mor. As frestas, algumas delas entaipadas, são igualmente românicas. A pequena porta lateral é, porém, nitidamente gótica, de arquivolta quebrada, imposta e pequenos capitéis.

Forte de Alqueidão
Situado no concelho de Sobral de Monte Agraço, o Forte do Alqueidão é, sem dúvida um dos mais belos miradouros da Estremadura. Do alto do Forte pode ser contemplado um panorama deslumbrante, onde se pode observar toda a costa atlântica, desde as Berlengas até Sintra, a Arrábida, o Rio Tejo e a lezíria ribatejana.No local, ainda se podem reconhecer as posições de fogo, as trincheiras e os fossos que serviam para reforçar todo este complexo defensivo, de grande alcance estratégico.Devido à importância do Forte do Alqueidão neste sistema defensivo, instalaram-se no concelho dois quartéis-generais,durante as Invasões Francesas (1810).,

Capela da São Tomé,
Em Casais de S. Quintino, as últimas obras executadas no ano de 1978, não alteraram a traça setecentista nem a aparência muito modesta deste pequeno templo. No altar-mor, estão as imagens, lavradas em calcário,de São Tomé e de Santa Catarina. Estas esculturas quase pautam pelos cânones habituais da imaginária medieval, sendo,no entanto, de cronologia mais tardia.O templo é iluminado por três pequenas janelas, duas abertas na parede, e a terceira localizada sobre a porta.

(informação retirada do site da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço)

Comments  (2)

  • Photo of mailasgard
    mailasgard Jun 19, 2020

    I have followed this trail  View more

    A rota tem poucas partes interessantes, está completamente abandonada, má sinalização e com partes intransitáveis devido à vegetação. A evitar!

  • Photo of Tetititu
    Tetititu Jan 15, 2023

    Gosto da foto do moinho e dos monumentos. Um abraço forte.

You can or this trail