Rota dos Encantos (Turcifal) (09-Fev-2019)

Photo ofRota dos Encantos (Turcifal) (09-Fev-2019) Photo ofRota dos Encantos (Turcifal) (09-Fev-2019) Photo ofRota dos Encantos (Turcifal) (09-Fev-2019)

8 hours one minute
February 10, 2019
February 2019

near Turcifal, Lisboa (Portugal)

O percurso da Rota dos Encantos tem início junto à Igreja Matriz do Turcifal, seguindo em direção à Junta de Freguesia, virando à esquerda para passar pela Capela do Espírito Santo. Após passar pelo complexo desportivo segue, entre vinhas, em direção ao Campo Real, passando pelos campos de golfe até chegar à Cadriceira.

Aqui tem início a subida à Serra do Socorro, por entre densos eucaliptais, que será recompensada por uma vista deslumbrante no seu topo, onde se situa a Ermida de N. Sra. do Socorro. Inicia-se, então, a descida, passando junto à Quinta de À-do-Guerra, seguida de nova subida à Serra do Monte Deixo. A descida para o Furadouro segue por parte do caminho militar, em que ainda é bem visível o seu característico empedrado.

Passado o Furadouro tem inicio mais uma subida em direção ao Forte da Archeira, com o percurso a seguir pela cumeada sobranceira à A8, passando pelo Forte da Feiteira, antes de chegar ao Centro de Interpretação da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira (junto a Figueiredo).

Segue-se em direção ao pouco visível Forte do Catefica, onde segue um dos trajetos mais bem preservados do caminho militar, que desce em direção à Mugideira.

Quase com o Turcifal à vista, ainda há tempo de passar pela Semineira, antes de regressar ao ponto de partida, junto da Igreja Matriz.

(nota: Informação retirada da página da Câmara Municipal de Torres Vedras)

Outros percursos que fiz na Região:
Montejunto 24-JAN-16
Pelo Planalto das Cesaredas (23-12-2018)
Rota dos Encantos (Turcifal) (09-Fev-2019)
Costa Atlântica (Praia da Consolação - Porto das Barcas)
Costa Atlântica (Porto das Barcas - Santa Cruz) (08/09/2019)
Costa Atlântica (Santa Cruz - São Lourenço)
Costa Atlântica (São Lourenço - Magoito)
Costa Atlântica - Praia de Magoito - Cabo da Roca
Costa Atlântica (Cabo da Roca - Cabo Raso)
Costa Atlântica - Etapa Cabo Raso - Santo Amaro (Cascais - Oeiras)
Rota das Lezírias (PR1 Benavente)
Do Porto Novo, às Escarpas da Maceira
Termas dos Cucos / Serra dos Cucos (Torres Vedras)
Gaeiras - Barragem do Arnóia - Trilho da Azenha - Trilho dos Ingleses (Óbidos)
ALR PR1 - Ribeira de Muge (Almeirim)
Escaroupim - Muge - Ponte D. Amélia - Valada
Reserva Natural do Paúl do Boquilobo (Golegã)
Serras de Al-Ruta (parcial)/ Sabugos/ Pé do Monte (Arruda dos Vinhos)
Paisagem Protegida da Serra de Montejunto (Cadaval/ Alenquer)
Grutas, Antas e Paisagens de Lousa (Loures)