Rota dos Arrifes - PR6 - Alcanena - 07-FEV-2016

Photo ofRota dos Arrifes - PR6 - Alcanena - 07-FEV-2016 Photo ofRota dos Arrifes - PR6 - Alcanena - 07-FEV-2016 Photo ofRota dos Arrifes - PR6 - Alcanena - 07-FEV-2016

5 hours
February 7, 2016
February 2016

near Moreta, Santarém (Portugal)

Ponto de Partida/Chegada
Campo de Tiro dos Casais da Moreta

Descrição

Com intuito de dar a conhecer uma das paisagens que demarcam notoriamente a transição entre o Planalto de Santo António e a zona de bairro, de relevos suaves, onde os afloramentos de rocha calcária são reduzidos, configuração típica da Bacia Terciária do Tejo, percorreremos alguns dos caminhos rurais, que nos permitirão observar atentamente as mudanças notórias que ocorrem, quer em temos geomorfológicos, quer botânicos.
O percurso inicia-se no campo de tiro e miradouro do Parque Natural, no lugar de Casais da Moreta, freguesia de Monsanto, seguindo por um trilho, que passa pelos arrifes e nos leva até ao lugar de Covão do Feto, pequena aldeia entalhada na periferia de uma dolina denominada pelo “felgar”, talhado e desenhado pelo seu cultivo e divisórias territoriais. Percorrendo parte do seu perímetro, segue-se mais um trilho de elevada beleza entre muros de pedra que nos levará de regresso ao ponto inicial, nos Casais da Moreta.

Ramal
Este percurso apresenta logo no seu início um ramal de ligação entre o Parque de Merendas do Campo de Tiro dos Casais da Moreta e a estrada de alcatrão que faz a ligação entre Monsanto e Covão do Feto.

Sentido Aconselhado
À saída do Campo de Tiro, virar à esquerda.

Pontos de Interesse
- Miradouro do Campo de Tiro dos Casais da Moreta;
- Arrife;
- Dolina do Covão do Feto;
- Dolina.

Informações úteis

Algumas zonas do percurso são coincidentes com Percursos do Centro de BTT de Alcanena – Nascentes dos Olhos D’Água, pelo que aconselhamos algum cuidado adicional pela alta probabilidade de haver cruzamentos entre caminheiros e Ciclistas nestas zonas.

O percurso PR6 ACN, interceta-se ao longo do seu traçado com o PR7 ACN e com o PR11 ACN, pelo que se aconselha uma atenção especial nestes locais de forma a continuar no trilho pretendido.

Este percurso pode ser realizado de BTT, apesar de ter algumas passagens bastante técnicas.

Rotas de Ligação existentes
Com outros PR’S da Rede de Percursos Pedestres de Alcanena:
- Rota de Ligação com o PR5 ACN – Rota dos Frades, ao km 5.74 na aldeia do Covão do Feto (extensão da ligação – 1.89km)
- Interceção com o PR7 ACN – Rota dos Moinhos, logo após 200m do início. Esta interceção tem aproximadamente 300m e obriga o Caminheiro a redobrar os cuidados para seguir o percurso correto. Os postes verticais, nestes locais de interceção, indicam o número do PR em que nos encontramos.
Explicação detalhada
Ao seguimos no PR6 – Rota dos Arrifes, encontramos postes verticais sem qualquer referência ao número do PR. No entanto, ao aproximarmo-nos do PR7, vamos começar a encontrar esses postes verticais com o número do percurso que estamos a seguir, ou seja PR6. Quando os 2 percursos se intercetam e durante todo o traçado em que isso acontece, os postes terão farão referência aos 2 percursos, PR6 e PR7. A partir do ponto em que os traçados se voltam a separar, iremos ter novamente a indicação, apenas do percurso em que seguimos, inscrita em mais um ou dois postes verticais.
- Interceção com o PR11 ACN – Rota de Santa Marta, ao km 3.36. Esta interceção tem aproximadamente 500m e mais uma vez, obriga o Caminheiro a redobrar os cuidados para seguir o percurso correto. Atenção aos postes verticais.

Com os Percursos do Centro de BTT de Alcanena – Nascente dos Olhos D’Água:
- Grande parte deste percurso PR4 ACN é coincidente com Percursos do Centro de BTT de Alcanena, com os quais é possível estabelecer Rotas de Ligação.
- Logo no início, ao entrarmos no alcatrão, é possível seguir as indicações dos Percursos 24 e 25 do Centro de BTT, respetivamente o Percurso da Serra e o Percurso entre o Rio e a Serra. Ambos os percursos se dirigem para a Serra de Santo António e terminam na Praia Fluvial dos Olhos D’Água. São percursos de elevada exigência física e técnica para a prática de BTT, planeados para praticantes experientes e com bastante resistência física. Os percursos 24 e 25 do Centro de BTT de Alcanena, distam deste ponto até à Praia Fluvial, respetivamente 40km e 75km. Também ao km 8.19 deste Percurso pedestre PR6 ACN, é possível ligar a estes 2 percursos de BTT no sentido Serra de Santo António.
Também é possível estabelecer uma rota de ligação com o Percurso 22 do Centro de BTT de Alcanena (Percurso da Quinta do Alviela), logo passados 200m do início do PR6 ACN. Este percurso 22 dirige-se para a Praia Fluvial e dista deste ponto de ligação à Praia 5km.

(nota: Informação retirada do site da Câmara Municipal de Alcanena)

Outros percursos que fiz, na Região do Médio Tejo:
Alcanena:
Serra de Santo António 10-02-2013
Olhos D'Água do Alviela (PR1-ACN) (15-03-2009)
PR1 ACN - Alviela - Rota Olhos D'Água do Alviela (Alcanena)
PR 2 ACN - Rota dos Bernardos (Espinheiro, Alcanena)
PR3 - ACN - Rota das Fontes Naturais (Bugalhos, Alcanena)
Rota dos Ferreiros (PR 4 ACN) - Malhou (Alcanena) (09-02-2020)
Rota dos Frades (Alcanena - PNSAC) (27-09-2015)
Rota dos Arrifes - PR6 - Alcanena - 07-FEV-2016
Rota dos Moinhos (PR7-ACN) (04-11-2018)
PR8 ACN - Entre o Aqueduto e o Alviela (Alcanena)
ROTA DA ARCADA (PR9 ACN) (29-11-2015)
PR10 ACN/PMS - Rota de Minde (Alcanena/ Porto de Mós)
Santa Marta à Rota dos Frades - 22-04-2018
Rota das Pias (Serra de Santo António - PNSAC)
Serra de Santo António - Festival de Sopas
Ourém:
Bairro - Casal Farto (08-Março-2015) (PR1 - VNO)
Bairro / Casal Farto (PNSAC) - 17-Fev-2019
Tomar:
Tomar - Agroal, pelo vale do Nabão (31-03-2019)
Tomar Histórico e Cultural
PR2 - Dos Gigantes Verdes à Ribeira da Póvoa (PR2 TMR - Tomar)
Torres Novas:
Percurso Grutas do Almonda (PNSAC) (04-12-2011)
Nascente do Almonda - Vale Fojo - Aire - Vale Garcia (PNSAC)
Rota do Almonda (parte 1: Nascente - Torres Novas)
Rota do Almonda (parte 2: Torres Novas - Paul do Boquilobo)
Rota do Almonda (PR1 TNV) (Torres Novas)
Rota de Olaia e Paço (PR4 - TNV) (Torres Novas)
Moinhos da Pena (PR3 TNV) (Torres Novas)
Vila de Rei:
Trilho das Cascatas (PR1 - VLR) (30-12-2018)
Aldeia de Xisto de Água Formosa e Rota das Conheiras (parcial) (Vila de Rei)
Penedo Furado (Vila de Rei)
Sardoal:
PR1 SRD ABT - Na Rota do Javali (Andreus, Sardoal)
Caminho da Moura Encantada (PR5 - Sardoal) + Moinhos de Entrevinhas
Abrantes:
Percurso da Ribeira de Alcolobre (Abrantes/ Constância)
Sertã:
Pedrógão Pequeno (PR2 Trilho do Zêzere + PR1 Trilho dos Bufos) (Sertã)
Ferreira do Zêzere:
Dornes - Vigia do Zêzere (13-Janeiro-2019)
Trilho da Pombeira (PR3 FZZ) + Posto de Vigia (Ferreira do Zêzere)
Trilho do Lagar Velho (PR2 FZZ) (Ferreira do Zêzere)
Mação:
Envendos - Castelo Velho - Pego da Rainha (Mação)
Rota da Queixoperra - PR5 MAC (Mação)
Grande Rota do Carso:
GR54 - Grande Rota do Carso (Olhos de Água do Alviela - Serra de Santo António)
GR54 - Grande Rota do Carso (Serra de Santo António - Giesteira) e Lapa da Ovelha
GR54 - Grande Rota do Carso (Giesteira - Ourém)
GR 54 - Grande Rota do Carso (Ourém - Pena)
GR 54 - Grande Rota do Carso [Casal do Pena - Casais Martanes (Nascentes do Almonda)]
GR 54 - Grande Rota do Carso (completo)
GR 55 - Grande Rota das Ribeiras de Arcês, Rio Frio e do Rio Tejo:
GR 55 (Oliveira do Mouchão - Lapa)
GR 55 (Lapa - Lercas)

• Photo of Tetititu
    Tetititu Jan 10, 2024

Percurso maravilhoso com diferentes tipos de paisagens. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.