Rota do Vale Glaciar (Loop Trail Manteigas - Covão d'Ametade)

Photo ofRota do Vale Glaciar (Loop Trail Manteigas - Covão d'Ametade) Photo ofRota do Vale Glaciar (Loop Trail Manteigas - Covão d'Ametade) Photo ofRota do Vale Glaciar (Loop Trail Manteigas - Covão d'Ametade)

August 29, 2020
August 2020

near Manteigas, Guarda (Portugal)

PT:
O objetivo era concluir a Rota do Vale Glaciar (Rota do Vale Glaciar) na Serra da Estrela. No entanto, o percurso oficial é um percurso linear que parte da vila de Manteigas em direcção ao ponto mais alto da Serra da Estrela (também o ponto mais alto do território continental de Portugal). Estacionámos o carro em Manteigas (assinalado como ponto de partida / chegada do percurso) e iniciamos o percurso seguindo o trilho PR2 da Rota do Javali. Esta parte do trilho é a mais difícil, pois é uma escalada moderada durante ~ 4,5km.

Chegando a uma estrada de montanha, termina a difícil subida e seguimos por essa estrada em direcção ao Covão da Ametade. Esta parte do percurso é, a nosso ver, a mais bonita. Pode-se ver todo o vale à direita (primeira foto). Mais à frente, alcançámos o ponto de interceptação com o PR7 Rota dos Poios Brancos e dirigimo-nos à Lagoa Seca, uma lagoa que se enche de água no inverno mas seca durante o verão (fotos do ponto de interceptação e lagoa nos waypoints). Esta parte do percurso leva-nos à estrada principal (EN 338). Seguimos então por essa estrada até ao Covão da Ametade onde fizemos a nossa pausa para o almoço. Aqui, há árvores, mesas e pedras ao redor que nos protegem do vento e das más condições climatericas.

A segunda parte do percurso foi o percurso de regresso a Manteigas. Seguimos a rota oficial da PR6 Rota do Glaciar. Seguimos estrada abaixo até uma intercepção em declive e descemos até ao rio Zêzere até Manteigas. Existem alguns pontos durante esta parte do trilho onde se pode descansar ou dar um mergulho como mostrado nas imagens de waypoints.

Para finalizar, não subimos até a Torre, no ponto mais alto da montanha, como sugere o trilho oficial. Decidimos voltar quando chegámos ao Covão da Ametade, pois já tínhamos percorrido uma distância considerável e queríamos chegar ao carro antes do pôr-do-sol. Além disso, fomos com o Modi (o nosso cãozito branco) que já estava um pouco ansioso e cansado.

Classificação:
Escalada inicial - difícil, porém apenas durante ~ 4,5 km
Resto do trilho - moderado, apenas por causa da distância
Avaliação de beleza - 10 de 10

Se seguir e gostar deste trilho, deixe um comentário ou uma review!

Seguimos a proposta do utilizador do Wikiloc CarlosPinto.

Trilhos oficiais de Manteigas disponíveis aqui: Manteigas Trilhos Verdes

ENG:
The goal was to complete the Rota do Vale Glaciar (Glacier Valley Route) in Serra da Estrela. However, the official trail route is a linear trail starting from Manteigas town heading to the highest point in Serra da Estrela (also the highest point in the continental territory of Portugal). We parked the car in Manteigas town (marked as the trail starting/ending point) and started the trail following the PR2 Rota do Javali trail. This part of the trail is the hardest one as it is a moderate climbing during ~4,5km.

Once arriving at a mountain road, the harsh climb is ended and we followed that road heading to Covão da Ametade. This part of the trail is, in our point of view, the most beautiful one. You can see the whole valley on your right (first picture). Further ahead, we reached the PR7 Rota dos Poios Brancos interception trail and headed to Lagoa Seca, a lagoon that is filled with water in the winter but completely dry during the summer (pictures of the interception point and lagoon in the waypoints). This part of the trail takes us to the main road (EN 338). We then followed that road until Covão da Ametade where we had our lunch break. Here, there are trees, tables, and rocks around that keep you safe from wind and bad weather conditions.

The second part of the trail was the route back to Manteigas town. We followed the official PR6 Rota do Glaciar route. We followed down the road until a downhill interception and went down until the Zezere river which we followed until Manteigas. There are a few spots during this part of the trail where you can take a rest or go for a dive. Check them in the waypoint pictures.

As a final note, we did not hike until the Tower at the highest point of the mountain as the official trail describes. We chose to go back when we arrived at Covão da Ametade, since we had already covered a considerable distance and wanted to get to the car before sunset. Additionally, we went with Modi (our little white dog) who was already a little anxious and tired.

Classification:
Initial climbing - difficult, however only during ~4.5 km
Rest of the trail - moderate, only because of the distance
Beauty rating - 10 out of 10

Let me know in the comments or make a review if you followed and loved this trail!

We followed the proposal of the Wikiloc user CarlosPinto.

Official trails available here: Manteigas Trilhos Verdes

PictographInformation point Altitude 2,393 ft

Beginning of the climbing following the PR Rota do Javali trail. It has a parking lot nearby

Photo ofPonto de interceção com o PR7 Rota dos Poios Brancos Photo ofPonto de interceção com o PR7 Rota dos Poios Brancos Photo ofPonto de interceção com o PR7 Rota dos Poios Brancos

Ponto de interceção com o PR7 Rota dos Poios Brancos

Interception point with PR7 Rota dos Poios Brancos

Lagoa Seca

Fica com água no inverno

PictographInformation point Altitude 4,682 ft

Description of Transumancia. Transumancia is an ancient procedure in which the shepherds migrated long distances with their cattle within Portugal throughout the year. Some of them migrated to Alentejo (south part of Portugal), others to the Douro Valley (in the north) looking for pasture. In the spring they returned to Serra da Estrela.

Photo ofInterceção do PR7 Rota dos Poios Brancos com a estrada que nos leva ate ao Covão da Ametade Photo ofInterceção do PR7 Rota dos Poios Brancos com a estrada que nos leva ate ao Covão da Ametade

Interception of PR7 Rota dos Poios Branco with the main road that takes us to Covão da Ametade

PictographInformation point Altitude 4,954 ft
Photo ofInterpretação do Covão da Ametade e explicação sobre o que são covões Photo ofInterpretação do Covão da Ametade e explicação sobre o que são covões Photo ofInterpretação do Covão da Ametade e explicação sobre o que são covões

Interpretação do Covão da Ametade e explicação sobre o que são covões

Interpretation and description of the Covão da Ametade and what are "covões" (geological formations of the last ice age)

Downhill to Zezere river

Mini Lagoa que convida a mergulhos

Mini lagoon for a dive

Arrival at Manteigas town

• Photo of rLebre
    rLebre Aug 31, 2020

EN: Hope you like it as much as I did!
    PT: Espero que gostem tanto quanto eu gostei!

• Photo of avieira
    avieira May 25, 2021

Um excelente percurso, que na realidade permite fazer partes de 3 percursos, e assim termos uma grande caminhada circular.