ROTA DO MAROIÇO (EXTENSÃO AO ALTO DE MORGAIR E NASCENTE DO RIO VIZELA)

Photo ofROTA DO MAROIÇO (EXTENSÃO AO ALTO DE MORGAIR E NASCENTE DO RIO VIZELA) Photo ofROTA DO MAROIÇO (EXTENSÃO AO ALTO DE MORGAIR E NASCENTE DO RIO VIZELA) Photo ofROTA DO MAROIÇO (EXTENSÃO AO ALTO DE MORGAIR E NASCENTE DO RIO VIZELA)

January 11, 2015
January 2015

near Sinfães, Braga (Portugal)

A Rota do Maroiço é um percurso de Pequena Rota, com 21 kms de extensão, de nível médio/alto, de tipologia circular, que tem início e fim na Barragem da Queimadela. Nós fizemos uma pequena alteração à rota homologada para passar pelo Alto de Morgair e visitar a nascente do Rio Vizela, o que originou um percurso de 25 Kms.
Percurso de interesse ambiental, cultural, paisagístico e desportivo, com diversos pontos de interesse, começa por bordejar as águas tranquilas da albufeira da barragem; segue pelos caminhos tradicionais dos pastores, outrora usados na "vezeira" e passa pelos núcleos rurais de Monte, onde paramos para uma bebida no simpático café da Terra e seguimos para Casal de Estime, daqui subimos ao alto da Serra do Maroiço (847 metros de altitude), onde avistamos os primeiros Garranos e um vasto panorama das serras circundantes.
Na Laje Branca podemos apreciar uma das mais bonitas paisagens do vale do rio Ave: a albufeira do Ermal. Sem grande esforço, ainda se consegue avistar o castelo da Póvoa de Lanhoso e o santuário do Sameiro, com as serras do Gerês e da Cabreira como pano de fundo.
Depois da foto de grupo, seguimos em direção ao Marco Geodésico do Alto de Morgair (893 metros de altitude) para ver a Nascente do Rio Vizela, onde aproveitamos para degustar o merendeiro levado de casa. Retomamos caminho, contrariamente ao habitual, não voltamos para trás, seguimos por caminho de terra batida, atravessando um magnífico carvalhal até Luilhas, onde paramos no café da aldeia para mais uma bebida. Depois foi seguir por caminhos rurais de muros de pedra cobertos de musgo em direção à Aldeia de Queimadela, seguiu-se a Aldeia de Pontido, espaço de turismo rural, um paraíso para descansar, e seguindo as margens do Rio Vizela, chegamos à praia fluvial da albufeira da Queimadela e logo depois ao Parque de Campismo, onde deixamos os carros e terminamos o trilho.

PictographLake Altitude 1,322 ft

Magnífico trilho, recomendo.

• Photo of Filipejpm
    Filipejpm Mar 12, 2017

Trilho fácil de percorrer, cenário paisagístico muito bonito.

• Photo of arlindo silva
    arlindo silva Dec 5, 2017

Trilho mesmo fantástico

• Photo of Carlos Coutinho
    Carlos Coutinho Aug 16, 2018

Fiz este trilho em 15/ago/2018. A marcação ao longo do percurso é muito escassa, e em longas partes do trilho inexistente - não fosse o recurso ao GPS e seria quase impossível encontrar o caminho correcto. Além disso, entre as aldeias de Luilhas e Pontido uma grande parte do percurso está coberta de mato, com muitas silvas e urze - a progressão é muito lenta e difícil. Acresce ainda o facto de em alguns locais existirem obstáculos naturais - pequenas árvores caídas sobre o caminho - certamente o resultado de incêndios passados, cujos sinais são evidentes em certos pontos do trilho.

Caminhantes Aug 16, 2018

Obrigado Carlos Coutinho por comentar o trilho, de facto com os incendios do ano passado a sinaletica e a beleza envolvente dos mesmos ficou comprometida na maioria das zona afetadas.
    Boas caminhadas!

• Photo of António 1960
    António 1960 Feb 20, 2022

Algumas zonas, principalmente na descida para Queimadela, com trilho muito invadido por silvas mato e giestas.

Caminhantes Feb 20, 2022

Olá António 1960
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Boas caminhadas.

• Photo of inigmate
    inigmate Aug 8, 2022

correu bem, escolhi um dia muito quente, por isso axo k a dificuldade esta relativa

Caminhantes Aug 8, 2022

Olá inigmate
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha.
    Boas caminhadas.

• Photo of STrilhos
    STrilhos Nov 14, 2022

Belo trilho.
    A parte alta do percurso proporciona Belas paisagens.
    Para mim a parte mais interessante foram os extensos bosques de Carvalhos.
    Pena que uma parte do trilho esteja mal cuidada pelas autoridades