Activity

ROTA DO COVÃO DOS CONCHOS EM CIRCULO (ROTA DAS 6 LAGOAS DA SERRA DA ESTRELA)

Download

Trail photos

Photo ofROTA DO COVÃO DOS CONCHOS EM CIRCULO (ROTA DAS 6 LAGOAS DA SERRA DA ESTRELA) Photo ofROTA DO COVÃO DOS CONCHOS EM CIRCULO (ROTA DAS 6 LAGOAS DA SERRA DA ESTRELA) Photo ofROTA DO COVÃO DOS CONCHOS EM CIRCULO (ROTA DAS 6 LAGOAS DA SERRA DA ESTRELA)

Author

Trail stats

Distance
5.73 mi
Elevation gain
755 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
755 ft
Max elevation
5,598 ft
TrailRank 
94 4.8
Min elevation
5,168 ft
Trail type
Loop
Time
4 hours 30 minutes
Coordinates
2417
Uploaded
February 17, 2022
Recorded
February 2022
  • Rating

  •   4.8 6 Reviews

near Sabugueiro, Guarda (Portugal)

Viewed 5643 times, downloaded 415 times

Trail photos

Photo ofROTA DO COVÃO DOS CONCHOS EM CIRCULO (ROTA DAS 6 LAGOAS DA SERRA DA ESTRELA) Photo ofROTA DO COVÃO DOS CONCHOS EM CIRCULO (ROTA DAS 6 LAGOAS DA SERRA DA ESTRELA) Photo ofROTA DO COVÃO DOS CONCHOS EM CIRCULO (ROTA DAS 6 LAGOAS DA SERRA DA ESTRELA)

Itinerary description

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure




ROTA DO COVÃO DOS CONCHOS EM CIRCULO

Em pleno maciço superior da Serra da Estrela, a quase 1600 metros de altitude, encontra-se um dos locais mais surpreendentes da maior serra de Portugal. Falamos do surreal Covão dos Conchos, um local que parece recortado de um filme de ficção científica. É que visto de certos ângulos o Covão dos Conchos mais parece um portal para outra dimensão do que aquilo que realmente é: um túnel com cerca de 1,5kms de extensão, construído na década de 50, com a finalidade de conduzir as águas da Ribeira das Naves até à Lagoa Comprida, o maior reservatório de água da Serra da Estrela e onde é feito aproveitamento hidroelétrico.

Se é certo que o Covão dos Conchos consegue deixar boquiaberto qualquer um, o trilho que até ele nos conduz não lhe fica atrás, e brinda o caminhante com algumas das paisagens mais bonitas da Serra da Estrela. É importante referir que o trilho não está sinalizado, mas que o mesmo é relativamente fácil de seguir, em dias de boa visibilidade e com recurso ao GPS. Realizamos um percurso circular com Inicio/fim na Lagoa Comprida, com passagem pela Lagoa do Covão do Curral (Vista), Lagoa do Covão do Forno, Lagoa Seca, Lagoa Redonda, Lagoa do Covão dos Conchos e novamente Lagoa Comprida.


Pormenor do percurso


DESCRIÇÃO DA TRILHA

Dividimos, atualmente, esta rota em quatro partes: a primeira, fácil, desde a Lagoa Comprida até pouco depois da Lagoa do Covão do Forno, sempre por cima da conduta da água; a segunda, difícil, desde a conduta até à Lagoa Redonda, sempre no meio do mato, por vezes com vegetação alta e trilho impercetível, sendo imprescindível o GPS; a terceira, moderada, desde a Lagoa Redonda até ao Covão dos Conchos, com subidas e descidas, mas que atualmente (Fevereiro/2022) apresenta um caminho limpo de vegetação, bem definido e mariolado, acredito que foi objeto de intervenção recente; e por fim, a quarta parte, fácil, desde o Covão dos Conchos até à Lagoa Comprida, sempre por caminho florestal (Percurso usado pelo maior numero de visitantes, ida e volta desde a Lagoa Comprida).

O trilho tem início na Lagoa Comprida, a maior das lagoas do maciço superior da Serra da Estrela, a quase 1600 metros de altitude. Mesmo ao lado da Lagoa Comprida existe um parque de estacionamento onde se pode deixar o carro sem qualquer problema, junto a uma loja típica de souvenirs da Serra da Estrela. Descemos à estrada EN339, seguimos à direita, um pouco da estrada para a abandonar e seguirmos pela conduta da água à nossa direita em direção ao Covão do Forno. Agora, seguimos pela conduta da água que vai da Lagoa Comprida até à Câmara de carga da conduta. Neste trajeto consegue-se ter várias vezes as melhores Vistas da Lagoa do Covão do Curral. Esta é uma das lagoas artificiais que faz parte do sistema hidroelétrico da Serra da Estrela. Localizada a 1479m de altitude, esta lagoa aproveita as águas da Ribeira da Nave Travessa. Por agora, o percurso faz-se sem qualquer dificuldade e as vistas sobre o vale são simplesmente de cortar a respiração. Pouco depois estávamos na Lagoa do Covão do Forno, é mais uma lagoa artificial que faz parte do sistema hidroelétrico da Serra da Estrela. Atravessamos a barragem e continuamos cerca de 200 metros pela conduta da água para abandonar o confortável itinerário e seguir à direita por um troço de vegetação rasteira.


Lagoa do Covão do Forno

Iniciamos agora a segunda parte do nosso trilho que nos leva até à Lagoa Redonda. Seguimos por entre vegetação rasteira, aqui e ali, identificamos um ténue trilho marcado pela passagem de animais ou pessoas. À medida que progredimos a vegetação vai tomando outras proporções, fica mais densa e alta, pelo que temos de procurar contorna-la, algumas vezes optamos por seguir pelo caos rochoso para evitar a densa vegetação. Passamos junto à Lagoa Seca, agora o caminho de pé posto torna-se mais percetível e por isso mais fácil de seguir. À nossa esquerda temos vistas da Barragem do Lagoacho e de grande parte do maciço circundante. Continuando pelo trilho mariolado chegamos à Lagoa Redonda sem grandes dificuldades. Esta lagoa natural fica situada numa depressão formada durante o último período glaciar, a Lagoa Redonda conta com excelentes exemplos das formações originadas pela passagem do glaciar, estando rodeada de escarpas altas, sendo uma das mais inacessíveis da Serra da Estrela. Aproveitamos o local para uma breve pausa enquanto apreciávamos toda a magnifica envolvência.

Continuando, temos o que definimos como a terceira parte do nosso trilho, de dificuldade moderada pelas subidas e descidas constantes, mas de fácil progressão por se tratar de um troço bem demarcado e recentemente limpo de vegetação. A combinação do azul do céu e da água das lagoas com o cinzento dos enormes (e equilibristas) blocos de granito misturado com os variados tons de verde da vegetação rasteira, dão a este trilho um colorido apaixonante. Hoje ainda a somar o branco da neve, o que o torna ainda mais idílico. Assim chegamos à Barragem do Covão dos Conchos, mais uma das lagoas que faz parte do aproveitamento hidroelétrico da Serra da Estrela. Construída em 1955 em alvenaria de betão e granito com 4,6 metros de altura, 48 metros de coroamento, tem uma capacidade útil de armazenamento de 120 mil m3. Esta pequena barragem desvia as águas da ribeira das Naves para a albufeira da Lagoa Comprida através de um túnel com 1519 metros - o famoso Covão dos Conchos!. Um lugar completamente enigmático! Foi através de drone que nos chegaram imagens que mais pareciam ser de outro planeta: um buraco no meio de uma barragem… As imagens correram Portugal e países vizinhos, tornaram-se virais nas redes sociais e foram notícia na televisão. Aproveitamos o local para uma longa pausa enquanto desfrutávamos do sol e apreciávamos toda a magnifica envolvência.


Covão dos Conchos

Agora resta-nos a quarta e última parte do trilho, fácil, desde o Covão dos Conchos até à Lagoa Comprida, sempre por amplo caminho florestal, mas algo incomodo pela pedra solta que existe. Este troço passa por uma zona de Charcos que se localizam à nossa direita e a zona de Lajes da Lagoa Comprida à nossa esquerda. Os charcos (lagoas glaciárias), que na Primavera se cobrem de ramúsculos de flor branca, e no Verão servem de bebedouro aos gados transumantes. As águas paradas e as temperaturas baixas destes locais, permitem uma decomposição lenta e imperfeita de espécies de flora e fauna, que se vão depositando no fundo, em camadas de sedimentos que se sucedem no tempo.

À medida que vamos progredindo e ultrapassada a última subida, começamos a avistar a Albufeira da Lagoa Comprida. Esta é a maior das lagoas serranas! Sendo um antigo glaciar com um quilómetro de extensão, e aproveitando o covão existente, iniciou-se em 1912 a construção da barragem. Em 1914 tinha uma altura de 6 metros, em 1934 atingia já os 15 metros, tendo neste momento uma altura de 28 metros. É uma barragem do tipo gravidade, formada por três arcos de alvenaria de granito com 1200 metros de desenvolvimento. A albufeira tem capacidade de cerca de 12 milhões de m3 de água e inunda uma área de 800.000 m2. A maior parte da água que chega a esta barragem vem através de dois túneis: o do Covão dos Conchos, que já mencionamos atrás, e o do Covão do Meio que recolhe a água das encostas do Planalto da Torre e cuja extensão supera a do Covão dos Conchos (tem mais de 2km).


Albufeira da Lagoa Comprida

Seguimos sem perda possível o amplo caminho que contorna a albufeira e dá acesso às traseiras da típica loja de souvenirs da Serra da Estrela, agora resta-nos escassos metros para alcançar o parque de estacionamento da Lagoa Comprida, local de inicio e fim deste percurso.


FICHA TÉCNICA
Realização: 15 fevereiro de 2022
Percurso: Lagoa Comprida - Lagoa do Covão do Forno - Canariza - Lagoa Seca - Lagoa Redonda - Lagoa dos Conchos (Covão dos Conchos) - Charcos - Malhada do Cabo da Estercada - Lagoa Comprida
Distancia: 9,2kms
Duração: 4h30min
Tempo em movimento: 2h14min
Tempo parado: 2h16min
Movimento médio: 4,1km/h
Acumulado positivo: 283m
Acumulado negativo: 283m







Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 5,219 ft
Photo ofPARQUE LAGOA COMPRIDA Photo ofPARQUE LAGOA COMPRIDA Photo ofPARQUE LAGOA COMPRIDA

PARQUE LAGOA COMPRIDA

PictographWaypoint Altitude 5,181 ft
Photo ofVISTA LAGOA DO COVÃO DO CURRAL Photo ofVISTA LAGOA DO COVÃO DO CURRAL Photo ofVISTA LAGOA DO COVÃO DO CURRAL

VISTA LAGOA DO COVÃO DO CURRAL

PictographWaypoint Altitude 5,180 ft
Photo ofLAGOA DO COVÃO DO FORNO Photo ofLAGOA DO COVÃO DO FORNO Photo ofLAGOA DO COVÃO DO FORNO

LAGOA DO COVÃO DO FORNO

PictographWaypoint Altitude 5,171 ft
Photo ofVISTA LAGOA DO COVÃO DO CURRAL Photo ofVISTA LAGOA DO COVÃO DO CURRAL Photo ofVISTA LAGOA DO COVÃO DO CURRAL

VISTA LAGOA DO COVÃO DO CURRAL

PictographWaypoint Altitude 5,308 ft
Photo ofLAGOA SECA Photo ofLAGOA SECA Photo ofLAGOA SECA

LAGOA SECA

PictographWaypoint Altitude 5,291 ft
Photo ofLAGOA REDONDA Photo ofLAGOA REDONDA Photo ofLAGOA REDONDA

LAGOA REDONDA

PictographWaypoint Altitude 5,374 ft
Photo ofCOVÃO DOS CONCHOS Photo ofCOVÃO DOS CONCHOS Photo ofCOVÃO DOS CONCHOS

COVÃO DOS CONCHOS

PictographWaypoint Altitude 5,353 ft
Photo ofLAGOA DOS CONCHOS Photo ofLAGOA DOS CONCHOS Photo ofLAGOA DOS CONCHOS

LAGOA DOS CONCHOS

PictographWaypoint Altitude 5,591 ft
Photo ofCHARCOS Photo ofCHARCOS Photo ofCHARCOS

CHARCOS

PictographWaypoint Altitude 5,399 ft
Photo ofPANORÂMICA ALBUFEIRA DA LAGOA COMPRIDA Photo ofPANORÂMICA ALBUFEIRA DA LAGOA COMPRIDA Photo ofPANORÂMICA ALBUFEIRA DA LAGOA COMPRIDA

PANORÂMICA ALBUFEIRA DA LAGOA COMPRIDA

PictographWaypoint Altitude 5,443 ft
Photo ofVISTA REFÚGIO DA MALHADA DO CABO DA ESTERCADA Photo ofVISTA REFÚGIO DA MALHADA DO CABO DA ESTERCADA Photo ofVISTA REFÚGIO DA MALHADA DO CABO DA ESTERCADA

VISTA REFÚGIO DA MALHADA DO CABO DA ESTERCADA

PictographWaypoint Altitude 5,268 ft
Photo ofPAINEL INFORMATIVO Photo ofPAINEL INFORMATIVO Photo ofPAINEL INFORMATIVO

PAINEL INFORMATIVO

PictographWaypoint Altitude 5,238 ft
Photo ofLAGOA COMPRIDA Photo ofLAGOA COMPRIDA Photo ofLAGOA COMPRIDA

LAGOA COMPRIDA

Comments  (9)

  • Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos Feb 23, 2022

    O Covão dos Conchos é único e admirável no conjunto das lagoas.
    Já está nos meus favoritos. Obrigado pela partilha.

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Feb 23, 2022

    Olá PicosAlpinos
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.

  • Photo of micerm
    micerm Jul 30, 2022

    I have followed this trail  verified  View more

    Very nice trail, on a hot day I recommend to go in the morning - to finish before noon. In the first part uphill it was a bit more difficult to find the correct way, but luckily there's a lot of little stone towers from previous hikers. Don't forget your swimsuit. Thanks!

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Jul 30, 2022

    Hello micerm
    Thank you for your comment and review.
    Best regards

  • luismlnog Nov 5, 2022

    I have followed this trail  verified  View more

    Muito obrigado pela partilha! A rota está impecável.

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Nov 5, 2022

    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações

  • Photo of Raios Não Partam
    Raios Não Partam Jul 18, 2023

    I have followed this trail  View more

    Easy until covão and moderate from there.

  • Photo of Henrique Leal MG
    Henrique Leal MG Oct 8, 2023

    I have followed this trail  View more

    Parte final algo degradada, com muitas pedras soltas.

  • Photo of cpires@sapo.pt
    cpires@sapo.pt Nov 16, 2023

    Boa sugestão.
    A realizar em breve.

You can or this trail