ROTA DO CALDO DE QUINTANDONA (PENAFIEL)

Photo ofROTA DO CALDO DE QUINTANDONA (PENAFIEL) Photo ofROTA DO CALDO DE QUINTANDONA (PENAFIEL) Photo ofROTA DO CALDO DE QUINTANDONA (PENAFIEL)

September 15, 2013
September 2013

near Quintandona, Porto (Portugal)

Apelidamos este percurso de “Rota do Caldo de Quintandona”, pelo facto da existência de um festival genuíno “CALDO DE QUINTANDONA”, na Aldeia Rural Preservada de Quintandona, local de início e fim deste trilho.
Percurso circular, com início e fim em Quintandona, passando por Alvre e Senhora do Salto, com extensão aproximada de 22Kms e grau de dificuldade médio. Neste percurso temos o privilégio de admirar paisagens magníficas com características peculiares desta região. Visitar a aldeia preservada, com ruas típicas muito estreitas, recuando a antigas histórias e vivências ainda preservadas no tempo. O lugar da aldeia é, actualmente, composta por um conjunto de habitações construídas em xisto, granito amarelo e ardósia, o que a tornam muito particular. De gente afável e dinâmica, tem nos dias de hoje pouco mais de 60 habitantes que com dedicação fazem deste lugar um pólo de cultura e atractividade como é no caso da Festa do Caldo de Quintandona, cuja 7ª edição se realiza nos dias 13, 14 e 15 de Setembro de 2013 à qual assistimos pela noite dentro. O caldo é o prato principal do menu, mas o cardápio estende-se à música, às artes performativas, aos jogos tradicionais e a outras iguarias da região. Esta é ocasião para servir caldos tradicionais da aldeia e recriar, em pleno século XXI, um espaço e um tempo próprios das décadas de 1950 e 1960, altura em que o caldo era a base da alimentação da população rural portuguesa.