Rota de Alvados - Rota 4 de 7 - Fórnea e Cova da Velha - Porto de Mós

Photo ofRota de Alvados - Rota 4 de 7 - Fórnea e Cova da Velha - Porto de Mós Photo ofRota de Alvados - Rota 4 de 7 - Fórnea e Cova da Velha - Porto de Mós Photo ofRota de Alvados - Rota 4 de 7 - Fórnea e Cova da Velha - Porto de Mós

June 26, 2021
June 2021

near Zambujal, Leiria (Portugal)

A rota da Fórnea é um percurso pedestre que fizemos no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, concelho de Porto de Mós.
O “anfiteatro” da Fórnea é uma formação geológica semelhante a um anfiteatro natural com cerca de 500 m de diâmetro e 205 m de altura.
Trata-se de uma depressão com milhões de anos com o fundo aplanado envolto por vertentes íngremes e por ribeiras temporárias afluentes do rio Lena, do rio Cabrão e o ribeiro da Fórnea, que se juntam para formar o rio Alcaide.
Não seguimos nenhum percurso definido pelo Município de Porto de Mós porque o nosso objectivo era circular em torno da Fórnea na parte superior e na parte inferior.
O nosso percurso começou na aldeia de Alcaria bem próximo do Café da Bica e subimos por um trilho de pé posto com difícil progressão devido à inclinação bastante acentuada.
Já na parte superior do “anfiteatro” (relativamente próximo da aldeia de Chão das Pias) fizemos uma pausa para recuperar energia e apreciar a paisagem da Fórnea, da Serra, e de outros locais como o Castelo de Porto de Mós.
Após percorrermos toda a parte superior descemos pela Costa de Alvados uma vez que neste momento por questões de segurança as descidas pela encosta da Fórnea encontram-se proibidas. Após a descida percorremos um trilho arborizado até chegarmos à parte inferior do “anfiteatro” onde pudemos ver a cascata que, nesta altura do ano, se encontra totalmente seca. Após percorrermos mais um trilho, que exigiu algum esforço, encontrámos a Cova da Velha - uma nascente (totalmente seca nesta altura do ano) que alimenta o ribeiro da Fórnea, afluente do rio Alcaide e subafluente do rio Lena. O acesso à Cova da Velha apresenta algumas dificuldades em termos de piso e por isso recomendamos algum cuidado. Após a visita fizemos o percurso de volta à aldeia de Alcaria onde terminámos o nosso passeio no ponto inicial.

O nosso percurso foi efectuado em estradão de terra batida, caminho de pé posto, alguns carreiros estreitos e cascalheira.

Levámos protector solar, chapéu, roupa apropriada e o indispensável farnel.
Obrigatório levar muito bom calçado e água. Não encontrámos pontos de abastecimento de água pelo caminho.