Rota das Termas do Vimeiro

August 29, 2018
August 2018

near Casal do Valongo, Lisboa (Portugal)

A Rota das Termas do Vimeiro é um percurso pedestre sinalizado que tem como ponto de partida e chegada o Hotel Golf Mar.
Trata-se de um percurso linear repleto de tons verdes, realizado no limiar dum vale paradisíaco, entre escarpas cobertas de vegetação luxuriante, situadas à beira-rio numa zona de grande beleza paisagistica.
Após sair do hotel, irá vislumbrar a Praia de Porto Novo, local de desembarque das tropas britânicas que viriam a combater na batalha do Vimeiro, aquando da primeira invasão napoleónica, em 1807.
Depois irá percorrer o caminho que separa a praia da da Fonte dos Frades, principal Balneário das Termas do Vimeiro, e um dos mais cénicos de Portugal. Circundado pelas escarpas do Vale do Alcabrichel e ladeado pelo rio com o mesmo nome é um lugar verdadeiramente inspirador.
O percurso pode terminar junto às Termas do Vimeiro ou pode continuar até às Piscinas do Vimeiro, um complexo de piscinas que se distingue por se situar no meio de uma paisagem verdejante e por serem abastecidas com água termal.
Este percurso pode ser realizado por crianças pelo seu grau fácil tanto em termos de distância como de desnível.
Durante o percurso poderá avistar a seguinte fauna: Perdiz, Pato Real Maçarico, Guarda-Rios, Frisada, Fuzelo, Garça Branca, Garça Real, Perna Verde Comum.

Entrada do Hotel Golf Mar

Ponto de partida da rota

Saída junto ao portão

Após chegar ao portão deverá atravessar a estrada, virando à esquerda. Aconselhamos prudência aquando da travessia da estrada dado que não existe passadeira de peões.

Termas do Vimeiro

Chegada às Termas do Vimeiro. Aqui poderá escolher continuar o percurso até às Piscinas do Vimeiro (sensivelmente +2,5km de ida e volta até às Termas). Ou alternativamente, efetuar o caminho de regresso ao hotel pela mesma rota.

Chegada às Piscinas do Vimeiro

No meio de uma paisagem verdejante, as Piscinas do Vimeiro distinguem-se por serem abastecidas com água termal. Encontram-se abertas durante a época balnear.