Rota das Levadas – PR4 BTC Boticas

1998
January 7, 2024
January 2024

near Carvalhelhos, Vila Real (Portugal)

Rota das Levadas – PR4 BTC
Boticas

O PR4 Rota das levadas é uma pequena rota circular que se inicia junto do Boticas Parque - Natureza e Biodiversidade

A Rota das Levadas tem uma extensão total de 13,3 km e é circular, tendo o seu início e fim no Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade.
A Rota começa por acompanhar a margem esquerda do rio Beça e depois de o atravessar, acompanha a margem direita onde cruza terrenos cultivados na planície aluvial.
Dirige-se à aldeia de Carvalhelhos, conhecida pelas águas minerais e termais provenientes da Serra do Barroso.
Depois de passar a fonte dos Amores, a Rota segue até ao Castro de Carvalhelhos, também conhecido por “Castelo dos Mouros”, classificado como Imóvel de Interesse Público. Trata-se de um povoado fortificado em bom estado de conservação que foi ocupado ao longo da Idade do Ferro, do Período Romano e da Época Suevo-Visigótica.

Lenda da fonte dos Amores;

A Fonte dos Amores é uma pequena cascata com um lago ladeado de penedias e árvores, cujo nome é explicado pela Lenda da Fonte dos Amores.
Este singelo tesouro natural está integrado no percurso pedestre da Rota das Levadas.
Junto à entrada do Castro, desça e siga a indicação do percurso pedestre que vai dar acesso à Fonte dos Amores, local ideal para se refrescar, descansar e fazer declarações de amor, como reza a lenda a ela associada.
Conta-se que uma moura que por ali passava achou que aquele seria um lugar extraordinário para se poder banhar. Naquele momento, descuidou-se e escorregou, caindo dentro de água. Aflita, gritou pedindo ajuda com a esperança de que houvesse alguém ali por perto. Nesse instante, aproximou-se um belo rapaz que a socorreu imediatamente, mergulhando na água gelada. Quando saíram da água, o rapaz misterioso, olhou-a nos olhos e então apercebeu-se da imensa beleza com que se deparara. Desde esse dia, o seu pensamento estava preenchido com o olhar meigo e profundo daquele rapaz. Passados uns dias, a moura voltou ao mesmo lugar e mergulhou, deslizando nas águas. Curiosamente, o rapaz teve o mesmo pensamento, emergindo. Quando subiu à tona da água, viu-a. Foi nesse momento que se aperceberam que estavam apaixonados. Nesse dia nasceu um grande amor, o rapaz ter-lhe-ia oferecido uma rosa que levara no bolso direito da camisa, com a esperança de a encontrar. Assim, os dois jovens namoraram durante muito tempo e casaram. Hoje em dia são muitos os que recorrem à pequena cascata para fazerem declarações de amor e escrever lá os seus nomes.

O percurso que nós fizemos é mais curto que o trilho oficial cerca de
2km, também fizemos em sentido contrário.
Iniciamos o trilho junto ao antigo parque aventura de Carvalhelhos.
E fizemos alguns pequenos desvios ao percurso oficial, devido a estarmos limitados de tempo.
A zona do castro de Carvalhelhos, a fonte dos Amores e a ponte Pedrinha são o ponto alto deste trilho.

Castro de Carvalhelhos

Poço dos Amores

Travessia do rio

Panorâmica da aldeia de Beça

PictographBridge Altitude 2,361 ft

Panorâmica de Carvalhelhos

• Photo of Sónia Sampaio
    Sónia Sampaio Jan 16, 2024

Trilho muito bonito, com zonas que não conhecia.
    A zona da fonte dos Amores e do Castro de Carvalhelhos é muito bonita

• Photo of Perdidos nos trilhos
    Perdidos nos trilhos Jan 23, 2024

Obrigado Sónia Sampaio, obrigado pelo comentário e avaliação.
    Realmente a zona da fonte dos Amores e a envolvente são muito bonitas.