Rota das Lagoas e Covões - Conchos

October 7, 2017
October 2017

near Sabugueiro, Guarda (Portugal)

Esta caminhada teve inicio na Lagoa Comprida (A barragem de Lagoa Comprida localiza-se no concelho de Seia, distrito de Guarda, Portugal. Situa-se na ribeira da Lagoa. A barragem foi projectada em 1910 e entrou em funcionamento em 1966. É uma barragem de gravidade de alvenaria. Possui uma altura de 29 m acima da fundação (28,24 m acima do terreno natural) e um comprimento de coroamento de 1200 m. O volume da barragem é de 100.000 m³. Possui uma capacidade de descarga máxima de .. (descarga de fundo) + 92 (descarregador de cheias) m³/s.

A construção da barragem iniciou-se em 1912. Em 1914 tinha uma altura de seis metros e em 1934 atingia os 15 metros. Desde 1965 tem uma altura de 28 metros).

Seguindo em direcção ao aqueduto do Sabugueiro, tendo a certa altura à nossa esquerda a Lagoa do Covão dos Curral (Esta central faz o aproveitamento da energia das águas das Ribeiras da Fervença e do Covão do Urso, e é alimentada pelas barragens de Vale do Rossim e do Lagoacho, e ainda por este açude do Covão do Curral, interligados por um túnel em carga, um canal de adução que sai da barragem do Lagoacho, uma câmara de carga e uma conduta forçada) e à nossa direita a Barragem Covão do Forno. continuamos pelo aqueduto e encontra-se um pequeno açude à nossa direita (Covão Atravessado) neste local sai se do aqueduto atravessa-se o açude e continuamos até à Lagoa Seca, Lagoa Redonda, seguimos o caminho orientando-nos por vezes por mariolas outras vezes pelo chão de uma até chegar à Lagoa dos Conchos (A barragem foi construída em 1955 e ali foi colocado aquele funil com a finalidade de captar as águas que são encaminhadas para a Lagoa Comprida, o maior reservatório de água da Serra da Estrela, através de um túnel com 1519 metros de comprimento). Desta posição até à Barragem da Lagoa Comprida basta seguir o estradão.

Percurso simples, na primeira parte aconselha-se o uso de GPS até ao Covão dos Conchos, existem algumas mariolas a indicar o caminho mas existem outras criadas por pessoas que não sabem o significado das mesmas e acham "bonito" criar mais mariólas.

PictographLake Altitude 5,144 ft

PictographLake Altitude 5,315 ft

PictographLake Altitude 5,381 ft

PictographLake Altitude 5,364 ft

PictographLake Altitude 5,446 ft

• Photo of F santos
    F santos Aug 7, 2019

Fizemos o percurso em sentido contrário. e o grau de dificuldade de difícil que apontamos deve-se ao troço entre os Conchos e a Lagoa Redonda. Mato cerrado que encobre as mariolas e de difícil progressão. todo o restante percurso sem dificuldades a assinalar. Foi fantástico e obrigado pela partilha.

• Photo of S C Meijer
    S C Meijer Jul 19, 2022

Prachtige wandeling, vooral het eerste gedeelte.