Rota das Antas / Montachique / Loures

Photo ofRota das Antas / Montachique / Loures Photo ofRota das Antas / Montachique / Loures Photo ofRota das Antas / Montachique / Loures

December 17, 2017
December 2017

near Cabeço de Montachique, Lisboa (Portugal)

A Rota das Antas é um percurso circular que se desenvolve por duas freguesias (Lousa, Fanhões) do Concelho de Loures.
Iniciamos este trilho numa manhã gélida de inverno (3ºGraus às 9H a.m.) em Montachique, junto à escola da aldeia, onde existe algum estacionamento.
Seguimos em direcção a Lousa em caminho de alcatrão, pela vertente norte da Serra de Montachique... Já em Lousa, chegamos a um parque/jardim , onde podemos desfrutar de um breve descanso ao som das aguas de um pequeno ribeiro que passa por ali... De passagem pela Igreja Matriz de S. Pedro de Lousa, datada do Sec.XVI (Foto), seguimos o nosso passeio por caminhos de terra batida e alcatrão, que nos leva a um conjunto funerário conhecido como "Anta de Carcavelos", uma sepultura colectiva megalítica (Foto)...
Após um breve descanso e de desfrutar-mos a belíssima paisagem, descemos pela Encosta da Saúde, por trilhos de terra batida, passando pelo parque eólico, e por uma zona de densa vegetação quase cerrada, tendo como companhia constante o som das aves que enchem o ar envolvente...
Cruzamos a estrada N8, onde o caminho passa por um pequeno ribeiro e nos leva a subir uma encosta acentuada, passando por uma formação rochosa calcaria, que nos proporciona um bom local para descanso e belas fotos, pois a paisagem sobre o vale é fascinante!!! A partir daqui, o trilho desenvolve-se por terrenos hortícolas, por entre rochas calcarias de alguma dimensão... Assim chegamos a nova sepultura megalítica, "Anta do Alto da Toupeira"... Foi-nos difícil localizar este conjunto rochoso, pois encontra-se completamente envolvida por carrasco alto, mas após alguma persistência, lá conseguimos chegar e tirar o registo que aqui deixamos (Foto)...
Seguimos depois ao encontro da Gruta das Salemas(Foto), no enfiamento de uma formação geológica calcaria por onde o trilho começa a envolver-se com as primeiras casas da aldeia de Salemas...
A partir daqui o trilho cruza vários terrenos baldios e hortícolas, que nos levaram a um novo conjunto funerário designado como "Anta de Casainhos" , localizado num terreno particular, o que nos dificultou o registo do monumento megalítico...
Daqui, e passando pela localidade de Casainhos, o percurso desenrola-se por um estradão de terra batida, que nos levara a Montachique, por entre uma paisagem fabulosa sobre o vale das Ribas, vendo ao fundo as Serras do Socorro e do Montejunto, passando por vários terrenos emparcelados por muros de rocha calcaria, e muitos poços com as suas noras enferrujadas pelo tempo (foto)...
Chegados a Montachique, e porque houve urgência em terminar o passeio, tivemos tempo somente de registar a Capela de Nossa Senhora do Livramento(Foto), mas deixo aqui referencia ao Forte do Mosqueiro, às ruínas do Sanatório Grandella, o Parque Municipal de Montachique, e o Miradouro do Cabeço de Montachique, locais a visitar e que incluiremos numa próxima visita...