Rota das 3 igrejas e 4 capelas - Tropeço, Várzea e Urrô - Arouca

Photo ofRota das 3 igrejas e 4 capelas - Tropeço, Várzea e Urrô - Arouca Photo ofRota das 3 igrejas e 4 capelas - Tropeço, Várzea e Urrô - Arouca Photo ofRota das 3 igrejas e 4 capelas - Tropeço, Várzea e Urrô - Arouca

June 6, 2021
June 2021

near Tropeço, Aveiro (Portugal)

Rota em ambiente de povoado mas com uma ruralidade marcante e por vales encaixados com encostas verdejantes.
A rota principia junto à Igreja Matriz de Santa Marinha de Tropeço, seguindo depois para nordeste ao lugar de Fundo de Vila com passagem pela modesta capela de S. Vicente aninhada próximo do casario.
Descida ao fundo do vale e subida até à capela de Santa Bárbara. De novo a descida com deslumbrantes paisagens a sul.
Já na estrada de baixo, e novamente com a igreja matriz de Tropeço à vista, corta-se à direita junto ao edifício sede da Junta de Freguesia de Tropeço com nova descida ao vale e logo depois um subida que há-de conduzir à interessante Capela de S. Pedro de Sanfins. Ali, o local ideal para o merendeiro.
De novo com os pés na estrada, uma descida acentuada para sul que conduz à Igreja Matriz de S. Salvador da Várzea. Depois nova subida com passagem pela bonita Igreja Matriz de S. Miguel de Urrô, novamente com amplas e deslumbrantes paisagens para o vale do rio Arda e com a serra da Freita ao fundo. Um pouco mais acima, já em sentido noroeste, um desvio à direita por caminho que nos conduz à capelinha de S. Lourenço, pitoresca e rodeada de sombra.
Segue-se uma zona de estrada por entre o pinhal e logo acima um desvio à esquerda para uma passagem pelo sítio arqueológico do casal Romano da Malafaia. Regresso à estrada principal para nova subida até ao lugar do Pousadouro com um corte à direita que nos conduz novamente ao ponto de partida/chegada, junto à Igreja Matriz de Tropeço.
A rota apesar de quase totalmente em estrada, embora por estradas rurais e estreitas, algumas em calçada, é muito interessante pois desenvolve-se numa zona muito rural e por 3 vales bem marcados. É por isso acessível mas durinho. Com muitas zonas de sombra principalmente se for realizado durante a manhã.
São quase 13,5 Km que valem a pena para descongestionar dos trilhos mais serranos.
Com um grupo de 6 caminhantes demoramos 4 horas sem pressas mas sem demoras.