Rota da Pólvora

November 6, 2021
November 2021

•   5 2 Reviews

near Tercena, Lisboa (Portugal)

Percurso entre a Fábrica da Pólvora de Barcarena e a Praia de Caxias, tendo por base o facto da Ribeira de Barcarena ter sido, durante cerca de 4 séc, local onde este material foi fabricado e até transportado até à Baía de Caxias onde as naus aguardavam pelo seu abastecimento antes de partir.

Este fabrico, inicialmente artesanal (Nas "Ferrarias D'El Rei" D. João - Séc. XV), deu origem a que D. Manuel (1540) fizesse surgir a Fábrica Pólvora onde, apesar dos sucessivos incêndios e explosões, reconstruções e remodelações, se produziu este material até 1972.

Enriquecemos o trajeto com visita guiada ao Castro de Leceia (previamente marcada com Depto Arqueologia Oeiras) e com passagem pela Fonte da Quinta da Moura, Convento da Cartuxa e Jardim da Cascata Real de Caxias.

NOTA 1: A distância e tempo indicados incluem os percursos de visita dentro dos monumentos e o almoço, sem os quais teríamos cerca de 9 Km percorridos em 3 horas.
NOTA 2: Necessário reconhecimento prévio pois os caminhos aqui percorridos estão sujeitos a interdição e crescimento do mato.

• Joaquim Quintas Nov 10, 2021

Um magnífico passeio na companhia de bons amigos, obrigado.

• Photo of j.jesus
    j.jesus Nov 10, 2021

Uma caminhada para quem quer percorrer o Vale da Ribeira de Barcarena com pontos de extraordinário interesse histórico e paisagístico. Uma ruralidade não espectável às portas de Lisboa. Finalizando num jardim único, o Jardim da Cascsta Real em Caxias.
    Bem hajas Amigo por nos proporcionar tão belo e cultural passeio.