ROTA DA LAGOA DO MARINHO E CASCATA DE PINCÃES

Photo ofROTA DA LAGOA DO MARINHO E CASCATA DE PINCÃES Photo ofROTA DA LAGOA DO MARINHO E CASCATA DE PINCÃES Photo ofROTA DA LAGOA DO MARINHO E CASCATA DE PINCÃES

October 4, 2015
October 2015

near Pincães, Vila Real (Portugal)

Esta rota circular, não sinalizada, inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês, leva-nos à Lagoa do Marinho e Cascata de Pincães, passando por Fojos de Lobos e Silhas de Ursos, sempre com paisagens maravilhosas de uma serra que se veste em tons de verde, amarelo e castanho caraterístico desta época do ano.

Saindo de Pincães, uma pequena aldeia entre Fafião e Cabril, começamos a subida por caminho ancestral lajeado em direção ao Alto do Cachadoiro. Continuamos a subir, sempre acompanhados pelas muitas recentes mariolas algumas de grandes dimensões que nos indicam o trilho, até Cachadoiro, aqui viramos para Taboucinhas em direção ao nosso primeiro objetivo – a Lagoa do Marinho.

Já na Lagoa do Marinho e depois da foto da “praxe”, dirigimos-nos à tão conhecida Cabana do Penedão para almoçar usufruindo das condições do local: churrasqueira com alpendre, fonte com água, muitas mesas de granito e uma casa de banho, sanita e fossa sumidoura com autoclismo e água canalizada! Todo o recinto está protegido dos animais com vedação.

Com as forças retemperadas retomamos o trilho, a paisagem é deslumbrante, é possível ter panorâmicas de Borrageiro, Couce, Lages dos Bois, Lages dos Infernos, Roca Alta, entre outros, lá seguimos o caminho em direção ao Fojo de Alcântara, um antigo Fojo do Lobo (O FOJO DO LOBO é uma construção ancestral, constituído por duas paredes que convergem para um fosso, implicavam uma batida que envolvia toda a aldeia e, por vezes, as aldeias vizinhas. Os batedores conduziam o lobo para o fojo e este acabava por cair no fosso, previamente dissimulado com vegetação). A paisagem é deslumbrante: Corga de Valongo, Vale do Rio Laço, Roca Negra, Prado Amarela, Corga Mão de Cavalo, Borrageiro, depois de apreciar a paisagem, seguimos por Curral da Palma e Fojo de Pincães ou Fojo do Sobreiro.

O trilho continua em direção à Silha do Muro que ainda hoje protege várias colmeias (SILHA DE URSO é uma construção ancestral constituída por um muro circular em pedra que noutros tempos protegiam as colmeias e o mel dos ataques do urso silvestre). Pouco depois estávamos noutra silha, a Silha de Jarela, esta com menos colmeias no seu interior.

Pouco à frente atravessamos o Rio de Pincães, saltando de pedra em pedra e caminhamos em direção à ponte onde seguimos pela esquerda para o nosso segundo objetivo - Cascata de Pincães. O seu acesso faz-se junto a uma levada que nos leva a um moinho e pouco depois estava-mos junto daquele pequeno paraíso – A Cascata de Pincães. Magnifico lugar! A natureza no seu esplendor! Mais uma foto de grupo e muitas mais poses para as fotos pessoais... daqui percorremos a parte final da rota, ora pela levada, ora por estradão até Pincães onde terminamos.
Um desafio intenso, mas valeu a pena, pela natureza envolvente e pelo magnífico grupo!

OBSERVAÇÕES:

Trilho inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), não carece de autorização prévia do ICNF para grupos até 10 caminhantes.

Sem ser complicado, o percurso é duro do ponto de vista físico, principalmente o regresso que é feito particamente sempre a descer, sem trilho definido, a saltar de pedra em pedra, distancia a percorrer e forte exposição solar.

Percurso não sinalizado, existem mariolas mas levam para diferentes trilhos, aconselha-se o uso de GPS.

Percurso realizado: Pincães – Alto do Cachadoiro – Donas – Lagoa do Marinho – Cabana de Penedão – Fojo de Alcântara – Miradouro Portas do Abelheiro – Fojo do Sobreiro – Silha de Muro – Silha de Jarela – Cascata de Pincães – Pincães

LAGOA DO MARINHO
O Parque Nacional da Peneda-Gerês - reserva mundial da biosfera -, é detentor de zonas de elevado valor científico que são desconhecidas do público em geral. A Lagoa do Marinho é uma dessas zonas. Contrariamente ao que o nome possa sugerir, a Lagoa do Marinho não é uma lagoa, mas sim duas: uma de cota superior (provavelmente a que deu nome ao local) que mantém ao longo das estações do ano a sua forma original inalterada, e outra de cota inferior e de menor dimensão que no auge do verão praticamente se extingue.

Situada no setor sudeste da Serra do Gerês, dentro da bacia de drenagem do ribeiro do Couce (afluente do rio Cabril), a Lagoa do Marinho é uma área endorreica - o escoamento das águas faz-se através de uma depressão interior, sem saída para o mar. Parte da sua área envolvente está ocupada por uma moreia terminal em forma de arco. Para os menos conhecedores da matéria, as moreias são um amontoado de sedimentos com diversas dimensões, que foram transportados e acumulados pelo glaciar à frente e aos lados da língua glaciar, até quando e onde este se fundiu. Quando observadas ao pormenor, permitem a reconstituição do movimento glaciar, e são um indicador fundamental dos limites de máxima extensão da glaciação. Significa isto que, o limite de um dos glaciares que ocupou a Serra do Gerês, foi a Lagoa do Marinho.

PictographCave Altitude 2,486 ft

MINA

ALTO DO CACHADOIRO

LINHA DE ÁGUA

PictographLake Altitude 3,753 ft

LAGOA DO MARINHO (LAGOA PEQUENA)

PictographWilderness hut Altitude 3,747 ft

CABANA DO PENEDÃO

PictographRuins Altitude 3,815 ft

FOJO DE LOBO (ALCÂNTARA)

PORTA DO ABELHEIRO

PictographRuins Altitude 3,223 ft

FOJO DO LOBO (PINCÃES OU SOBREIRO)

PictographRuins Altitude 2,476 ft

PINCÃES

• Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos Oct 4, 2015

Excelente, está nos meus favoritos. A fazer em breve. Obrigado pela partilha.

Caminhantes Oct 5, 2015

Obrigado PicosAlpinos pelo comentário.

• Photo of maugusto
    maugusto Oct 7, 2015

Mais uma descrição que nos deixa um desejo enorme de ir e apreciar. Muito bom trabalho mais uma vez. As fotos são elucidativas: um paraíso por explorar, incrivel como ainda existe tanto Portugal selvagem e encantador.
    Continuação de boas caminhadas, e aguardo a Vossa próxima partilha.

Caminhantes Oct 15, 2015

Obrigado maugusto pelo comentário.
    É com agrado que partilhamos as trilhas e procuramos despertar o interesse pelo Portugal menos conhecido.
    Boas caminhadas!

• Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos Mar 26, 2016

Excelente trilho, magníficas paisagens.
    Sem dúvida dos melhores trilhos do nosso PNPG

• Photo of fernandapacheco
    fernandapacheco May 7, 2016

Bonito trilho e a cascata de Pincães é simplesmente magnífica.

• jorge Campos Costa Jun 11, 2020

A partir da Porta da Abelheira torna-se difícil encontrar o trilho, que desaparece totalmente um pouco antes do Fojo de Pincães e, por crescimento descontrolado de vegetação, entre este e a silha do Muro.

Caminhantes Jun 11, 2020

Olá Jorge Campos Costa!
    Está trilha foi realizada por nós em 2014, as condições no terreno vão mudando devido ao crescimento da vegetação.
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha.
    Saudações.

• jorge Campos Costa Jul 14, 2020

Olá, Caminhantes!
    Quero aproveitar para agradecer a partilha do vosso trilho.
    Apesar do meu comentário, aparentemente negativo, tenho que refazer a minha opinião: é um percurso fantástico, com paisagens únicas a repetir.
    Parabéns pelas vossas entusiasmantes trilhas.
    Abraço companheiro!
    Jorge Campos Costa

Caminhantes Jul 14, 2020

Olá Jorge Campos Costa!
    O prazer também está na partilha.
    Saudações.

• Photo of norbertofh
    norbertofh Jan 26, 2024

Porventura alguém já realizou este trilho após 2020? Pergunto-me como estará a vegetação, atendendo aos relatos do Jorge Costa de há uns anos.