Rota da Lagoa do Furadouro à Fórnea e Canhão da Beselga - Torres Novas

Photo ofRota da Lagoa do Furadouro à Fórnea e Canhão da Beselga - Torres Novas Photo ofRota da Lagoa do Furadouro à Fórnea e Canhão da Beselga - Torres Novas Photo ofRota da Lagoa do Furadouro à Fórnea e Canhão da Beselga - Torres Novas

June 25, 2022
June 2022

near Lagoa do Furadouro, Santarém (Portugal)

A rota da Lagoa do Furadouro à Fórnea de Fungalvaz, feita ao longo do Canhão Fluviocársico da ribeira de Beselga, é um percurso pedestre de aproximadamente 13 km situado a este do Parque Nacional das Serras de Aire e Candeeiros.

Com início e fim na aldeia de Lagoa do Furadouro concelho de Ourém, desenvolve-se ao longo dos concelhos de Ourém e de Torres Novas.
É um trajecto circular não sinalizado apesar de nos termos cruzado com algumas placas do município de Torres Novas indicativas de um percurso que acreditamos ser entre a Beselga e os Moinhos da Pena.
Uma parte muito inicial do percurso é comum à rota GR54 - Grande Rota do Carso.
De seguida percorremos o Trilho da Eólica, um excelente trilho criado para BTT. Este trilho é magnífico pelo seu traçado, pela vegetação e pela morfologia. São bem visíveis as formações rochosas características das Serras de Aire e Candeeiros.
Percorrido este trilho atravessámos a estrada nacional que liga Torres Novas a Ourém e entrámos no concelho de Torres Novas.
Seguimos o tranquilo e frondoso trilho ao longo do Canhão Fluviocársico da Ribeira de Beselga. Ao km 6 subimos até à Fórnea de Fungalvaz, passando pelo interior das suas famosas Buracas e continuámos a subida pelo Trilho da Fórnea. Esta subida requer algum cuidado, existindo até uma escada construída em madeira que nos ajuda a subir a encosta rochosa mais complexa.
Até terminarmos a caminhada fizemos mais alguns quilómetros por trilhos magníficos ao longo da Ribeira do Caneiro que na realidade é a Ribeira da Beselga que vai mudando de nome conforme as localidades que atravessa. Um trilho digno de registo pelo seu estado selvagem mas de grande beleza é o Trilho da Foz, acompanhando a ribeira do Caneiro pelo lado direito, no sentido da Lagoa do Furadouro.
Estes 13 km foram percorridos em terreno misto de estradão, caminho de pé posto e muitos single-track magníficos.
O percurso é de fácil progressão e orientação. No entanto, é necessário ter bastante cuidado em alguns pontos do percurso principalmente na subida que passa pela Fórnea de Fungalvaz.
Em praticamente todo o percurso devemos ter cuidado com chuva ou com o piso molhado pois grande parte faz-se sobre terreno de barro.
Com Sol recomendamos chapéu e protector solar porque algumas partes do percurso não têm sombra.
Levar roupa apropriada, bom calçado e bastante água porque não existem pontos de abastecimento. O percurso, apesar de não ser difícil nem ter um grande desnível, requer alguma “energia”.
Para nós o farnel com café também são indispensáveis.

Boas caminhadas!

PictographMountain pass Altitude 692 ft

PictographMountain pass Altitude 682 ft

PictographMountain pass Altitude 620 ft
Photo ofDa Lagoa do Furadouro à Fórnea e Canhão da Beselga Photo ofDa Lagoa do Furadouro à Fórnea e Canhão da Beselga Photo ofDa Lagoa do Furadouro à Fórnea e Canhão da Beselga