Rota da costa, da lapa e do castelejo

Photo ofRota da costa, da lapa e do castelejo Photo ofRota da costa, da lapa e do castelejo Photo ofRota da costa, da lapa e do castelejo

February 8, 2018
February 2018

near Alvados, Leiria (Portugal)

Em dia de frio tardámos a iniciar. Passámos pelo carvalhal ainda sentindo a geada estalar por baixo das botas. Aquecemos a subir os 1500 m da Costa de Alvados. Seguimos ao longo da costa, pelo carreirinho trilhado pelas bykes dos intrépidos ciclistas, apreciando o vale e conjeturando sobre a sua génese. Passámos para além do miradouro do Patelo e, mais adiante retomámos a beira do precipício apreciando as camadas de calcário que mostram e fazem pensar em como tudo isto se formou.
Obliquámos para os grandes lapiás, os maiores do país. Buscámos pelo grande algar infrutiferamente (nem parece meu!). Perto das grutas de Santo António tomámos o trilho do Pai Arlindo que nos levou até perto da Lapa da Cerejeira. Almoçámos lá dentro imaginando o concerto ali feita há alguns anos. Iniciamos o regresso percorrendo um trilho diferente. Depois foi a travessia do Castelejo e a bela descida para o Orcário. Atravessamos a parte final do carvalhal para finalizar esta boa caminhada em boa companhia.

Photo ofO trilho dos 'loucos' ao longo da costa e Alcaria ao fundo Photo ofO trilho dos 'loucos' ao longo da costa e Alcaria ao fundo

O trilho dos 'loucos' ao longo da costa e Alcaria ao fundo

Os muros são uma constante