Activity

ROTA DA CITÂNIA DE BRITEIROS (GUIMARÃES)

Download

Trail photos

Photo ofROTA DA CITÂNIA DE BRITEIROS (GUIMARÃES) Photo ofROTA DA CITÂNIA DE BRITEIROS (GUIMARÃES) Photo ofROTA DA CITÂNIA DE BRITEIROS (GUIMARÃES)

Author

Trail stats

Distance
7.88 mi
Elevation gain
1,788 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
1,788 ft
Max elevation
1,111 ft
TrailRank 
44 2.7
Min elevation
459 ft
Trail type
Loop
Time
4 hours 34 minutes
Coordinates
1203
Uploaded
October 27, 2013
Recorded
October 2013
  • Rating

  •   2.7 1 review
Share

near Briteiros, Braga (Portugal)

Viewed 9800 times, downloaded 181 times

Trail photos

Photo ofROTA DA CITÂNIA DE BRITEIROS (GUIMARÃES) Photo ofROTA DA CITÂNIA DE BRITEIROS (GUIMARÃES) Photo ofROTA DA CITÂNIA DE BRITEIROS (GUIMARÃES)

Itinerary description

A “Rota da Citânia” estende-se ao longo das freguesia de Donim e S. Salvador de Briteiros, na orla setentrional do concelho de Guimarães, delimitado a norte pelas montanhas de altitude média acima dos quatrocentos metros da Falperra e a zona de vale do rio Ave, a sul. Trata-se de um território que, para além de dispor de boas condições naturais para as atividades agro-pastoris, disponibiliza excelentes condições de defesa natural, condições privilegiadas para os desenvolvimentos das primeiras formas civilizacionais.
Os trabalhos arqueológicos de Martins Sarmento em Sabroso e em Briteiros, a partir de 1875, permitiram conhecer uma das mais importantes civilizações castrejas do noroeste peninsular.
Os achados arqueológicos que então foram disponibilizados, e que podem ser observados na Citânia de Briteiros e no Museu da Cultura Castreja (dois espaços integrados neste trilho pedestre), PR2 Rota da Citânia representam importantes testemunhos da complexidade civilizacional destes povos. Visitamos ambos, preço de entrada: 3 Euros para os dois espaços.
Ao longo do rio Ave e dos afluentes Febras e Torto podemos, ainda hoje, observar alguns dos artefactos de maior utilidade na economia agro pastoril desta região – os moinhos.
Foi na procura de conhecer os achados arqueológicos da civilização castreja de Briteiros, assim como dos moinhos e da paisagem envolvente que fizemos esta atividade, com aproximadamente 12Kms, de âmbito histórico-cultural, ambiental e paisagístico.
Terminamos esta rota no Restaurante “O Queimado” – Casa Típica, com um bom cozido à portuguesa e um copo de vinho à conversa com o Sr. Carlos, o proprietário da casa. Local que recomendamos pela qualidade do manjar e simpatia dos proprietários – contactos: tel 253577894 tlm 934405054.

Comments  (2)

  • Photo of A Trilheira Caminhante
    A Trilheira Caminhante Dec 23, 2020

    I have followed this trail  verified  View more

    Sem duvida um bom trilho, classifiquei-o como moderado pelo facto de ter sido feito após varios dias de chuva.
    Sem duvida que vale a pena fazer!

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Dec 23, 2020

    Olá Trilheira Caminhante!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.

You can or this trail