Rota da Água de Moura - Moura

1992
May 9, 2023
May 2023

near Moura, Beja (Portugal)

Percurso circular marcado com início e final no centro de Moura, junto ao edifício da câmara municipal.

Visita à igreja matriz de São João Baptista, com portal manuelino, em cuja praça fica o pelourinho. À sua frente está a Fonte das 3 Bicas, ao lado as Termas / Jardim Doutor Santiago (com cascata, coreto e vista panorâmica) e mais ao lado ainda o Pátio dos Rolins (um conjunto de habitações do século 16 que, entre outros pormenores, integra uma janela manuelina).

Por um caminho rural saímos de Moura, passando pela ponte de pedra sobre a ribeira de Brenhas. É obrigatório ir olhando para trás no caminho, vendo Moura agora ao longe.

Por entre o olival, desvio até à Atalaia do Porto Mourão, junto ao rio Ardila, uma de quatro de um sistema de vigilância da fronteira construído no século 13.

De regresso no caminho, um contínuo de oliveiras, novas vistas de Moura. A dado passo, o caminho marcado deixou de ser possível, por termos encontrado um portão fechado. Certamente dar-nos-ia mais uma vista do rio Ardila, mas fomos forçados a atalhar breve o percurso.

Reentrada em Moura com passagem pelo antigo Convento de Nossa Senhora do Carmo e, mais adiante, pela Bica de Santa Comba, antes de visitarmos o Castelo (com Torre do Relógio - miradouro - antigo convento e igreja São Domingos, torre de menagem, muralhas e nascente da água Castello). Para finalizar, não deixámos de passear pelas ruas floridas do bairro da Mouraria e do centro de Moura.