Romaria ao São Gonçalo, Covelas

January 21, 2024
January 2024

near Covelas, Porto (Portugal)

Caminhada circular, não marcada com inicio junto da igreja matriz de Covelas.
A romaria ao São Gonçalo de Covelas, no domingo de manhã para comer o rojão no pão, é uma tradição com dezenas de anos, que estava quase esquecida, mas que nos últimos anos foi reavivada.
São milhares os romeiros que percorrem os caminhos e estradas em direção á capela do São Gonçalo.
Todos os meios são óptimos para lá chegar.
A pé, de bicicleta, motos, a cavalo, em carroças de tração animal, veículos todos o terreno e até pequenas avionetas sobrevoam o recinto e montes ao redor de Covelas.
É um pequeno trilho que percorre caminhos agrícolas e florestais.
Passa pela zona do baloiço de Lemende e pelo Meco da Guerra assim conhecido por estas bandas o ( marco geodésico).
Nesta zona é onde a maioria dos romeiros se juntam vindos de várias direções.
Neste alto, com vista para a cidade da Trofa, nos últimos anos teêm montado várias barraquinhas de comes e bebes e dá-se a primeira paragem do dia.
Daí ao recinto da festa é muito rápido.
Nesta altura do ano, os trilhos têm muita água e lama, mas não é impedimento de maior.
De ano para ano o número de romeiros têm aumentado exponencialmente.
Para mim que vou lá desde que a tradição de reavivou é um cumprir da tradição.

Trilha circular a partir de Covelas, com passagem por:
- Capela de São Gonçalo (6.3 km)