Rio Poio - cascata caí D'Alto

August 5, 2023
August 2023

near Cabriz, Vila Real (Portugal)

Rio Poio - cascata caí D'Alto.

Caminhada no leito do Rio Poio.
Caminhada subindo e descendo pedras até à Cascata Caí D'Alto cerca de 60m uma das mais altas de Portugal.

O dia de ontem estava quente, era o dia ideal para irmos subir o rio Poio e descobrir o seu tesouro mais bem guardado, pelos abruptos penhascos.
Pé ante pé, sobe rocha desce rocha, lagoas de água cristalina e pedras brancas no fundo a chamarem por nós como diabinhos.

Não resistimos ao calor e demos um mergulho antes de alcançarmos a cascata caí D'Alto.

Quando do topo de um penhasco vimos a imponente Cascata, com as águas claras a correrem serenamente sobre as rochas graníticas até se despenharem numa lagoa, é a prova viva que por vezes caminhos difíceis levam a sítios incríveis!

Um mergulho no poço da cascata e o regresso pelo mesmo caminho, o leito do rio e uns bocados pelas encostas.

O regresso foi feito lentamente mergulhando nas lagoas que fomos vendo na subida, 4 mergulhos em quatro poços diferentes, terminamos a caminhada, estando já as sombras a tomar conta do rio e dos penhascos.

Durante a caminhada passamos pelo poço do Inferno e pelo poço escuro.

Pessoalmente foi muito fácil o percurso, nada do que tinha lido, cansativo um pouco.

Mas olhando ao tipo de terreno, obstáculos, não é um percurso para todos, só para os mais afoitos e bem preparados.

Também não convém fazer com tempo de chuva, ou rio com muita corrente.
O dia ideal, é como ontem um dia de calor.
Este trilho pode ser feito circular, ou começar mais abaixo no rio na zona da central de hidroeléctrica.

Nós encurtamos o trilho que tínhamos em mente, pois tínhamos feito uma caminhada de manhã na zona de Cabeceiras e só iniciamos o trilho às 15:00.

Poço do Inferno

Queda d'água

Poço escuro

PictographBridge Altitude 1,329 ft

Lagoa

• Photo of Sónia Sampaio
    Sónia Sampaio Jan 3, 2024

Caminhada muito bonita, com muitas lagoas, cascatas.
    A cascata Caí D'Alto é impressionante.
    Caminhada relativamente fácil de fazer para quem estiver habituado a caminhar.
    Amei fazer este percurso.