PR2 PNF - GDM Caminhos do Rio Mau e Miradouro do Poço Negro

Photo ofPR2 PNF - GDM Caminhos do Rio Mau e Miradouro do Poço Negro Photo ofPR2 PNF - GDM Caminhos do Rio Mau e Miradouro do Poço Negro Photo ofPR2 PNF - GDM Caminhos do Rio Mau e Miradouro do Poço Negro

February 19, 2023
February 2023

•   5 3 Reviews

near Rio Mau, Porto (Portugal)

PR2 PNF - GDM Caminhos do Rio Mau e Miradouro do Poço Negro

Descrevemos um trilho circular de pequena rota com início na localidade de Rio Mau, perto da foz do rio Mau no rio Douro e que se desenvolvendo na zona de fronteira entre o concelho de Penafiel e o concelho de Gondomar.
Este PR tem como principal ponto de interesse a paisagem do Vale do Rio Mau, marcado por falésias e vales profundos provocadas pela erosão do rio numa zona de xisto onde abundam cristas de quartzito dando uma beleza especial ao local. O trilho leva-nos a margem do rio Mau no qual progredimos durante algumas centenas de metros e continuamos pela margem da ribeira de Cadeados para apreciar as suas cascatas.
Este trilho não nos conduz ao Poço Negro do rio Mau. Para visitar o Poço Negro deve seguir a indicação encontrada na margem do rio.

NOTA IMPORTANTE

O trilho deve ser feito no sentido por nós efetuado, isto é, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio pois existe uma trepada em terreno muito vertical onde se encontra uma corda fixa para maior segurança. Efetuado no sentido dos ponteiros do relógio, teremos que ultrapassar o terreno vertical com uma destrepada, que é sempre mais exigente e difícil.
Grande parte do trilho é efetuado por caminhos florestais. Percorremos algumas centenas de metros por caminho aberto por antigas explorações mineiras, progredimos por trilhos de pé posto e ainda algumas centenas de metros progredimos pela margem do rio e da Ribeira, o que torna a progressão mais lenta e exigente.

Descrição do percurso
Iniciamos o trilho no parque de estacionamento do Largo da Foz, ao lado da EN 108 mesmo antes de atravessar a ponte do rio Mau.
Continuamos pela rua marginal do Rio Mau e logo de seguida entramos no parque de lazer do rio Mau, que se estende por 700 metros na margem direita do rio.
No final do parque de lazer, atravessamos o rio para observar o painel informativo (local oficial de início do trilho. Voltamos para trás e entramos em estrada calcetada, na qual seguimos durante 1000 metros, sempre a subir, com inclinação moderada, e no fim da qual entroncamos num estradão em terra batida e viramos à direita. Este caminho, com piso excelente leva-nos ao Miradouro do Poço Negro; a meio do caminho encontramos as “alminhas de estivada”, local de devoção usado pelos antigos mineiros.
O Miradouro do Poço Negro proporciona-nos excelentes paisagens com vales escarpados e profundos.
Continuamos por um trilho mais estreito em direção norte iniciando pouco depois a descida para o rio.
O trilho mantém-se na margem do Rio durante 200 metros, no fim dos quais vemos indicação para virar à esquerda e seguir pela margem da Ribeira dos cadeados. Neste momento, continuamos em frente fora de trilho, seguindo o rio Mau durante 500 m, altura em que encontramos uma cascata de água com muito caudal, que nos impediu a progressão. Voltamos para trás e continuamos pelo PR subindo pela margem da Ribeira dos cadeados durante 250 metros até a zonas das cascatas. A primeira, mais pequena, a segunda, bastante mais alta.
Segue-se a parte mais difícil do trilho: uma trepada de 20 ou 25 metros de desnível para transpor uma parede de 40 ou 50° de inclinação. A presença de uma corda fixa é fundamental para efetuar a subida em segurança. No entanto, esta passagem deverá ser efetuada apenas por pedestrianistas com treino neste tipo de terrenos. Entroncamos num caminho estreito, adiante, num caminho florestal mais largo.
O trilho de regresso foi efetuado por caminhos florestais, 500 mts dos quais comuns ao trajeto de ida. Os últimos 1500 mts são efetuados em caminho mais estreito e sinuoso e os últimos 300 são feitos na EN 108.

Boas caminhadas

Photo ofParque de estacionamento Largo da Foz Photo ofParque de estacionamento Largo da Foz Photo ofParque de estacionamento Largo da Foz

Parque de estacionamento Largo da Foz

Parque de lazer de rio mau

Indicação de PR

Rigg

Photo ofVira à direita e entre em estrada de terra batida Photo ofVira à direita e entre em estrada de terra batida Photo ofVira à direita e entre em estrada de terra batida

Vira à direita e entre em estrada de terra batida

PictographReligious site Altitude 479 ft

Alminhas de estivada

Ao fundo a direita a serra da boneca

Miradouro natural Poço negro

Photo ofEm frente vai ao Miradouro Poço Negro. À esquerda continua o trilho Photo ofEm frente vai ao Miradouro Poço Negro. À esquerda continua o trilho Photo ofEm frente vai ao Miradouro Poço Negro. À esquerda continua o trilho

Em frente vai ao Miradouro Poço Negro. À esquerda continua o trilho

Rápidos do rio Mau

Photo ofEdifcio em ruínas, rápidos e pormenor do trilho Photo ofEdifcio em ruínas, rápidos e pormenor do trilho Photo ofEdifcio em ruínas, rápidos e pormenor do trilho

Edifcio em ruínas, rápidos e pormenor do trilho

Rio e corda fixa

PictographWaterfall Altitude 413 ft

Photo ofEm frente não tem saída. Vira esquerda Photo ofEm frente não tem saída. Vira esquerda Photo ofEm frente não tem saída. Vira esquerda

Em frente não tem saída. Vira esquerda

PictographWaterfall Altitude 404 ft

Cascata ribeira cadeados

Subir encosta para passar ponte em madeira

PictographWaterfall Altitude 430 ft

Cascata grande

PictographWaterfall Altitude 459 ft

Queda d'água

Photo ofFim da trepada entra em caminho florestal à esquerda Photo ofFim da trepada entra em caminho florestal à esquerda Photo ofFim da trepada entra em caminho florestal à esquerda

Fim da trepada entra em caminho florestal à esquerda

Photo ofPanoramas, pormenor do caminho. Ao fundo o miradouro Photo ofPanoramas, pormenor do caminho. Ao fundo o miradouro Photo ofPanoramas, pormenor do caminho. Ao fundo o miradouro

Panoramas, pormenor do caminho. Ao fundo o miradouro

Photo ofPanorâmicas sobre o rio Douro, rio Arda e Serra da boneca Photo ofPanorâmicas sobre o rio Douro, rio Arda e Serra da boneca Photo ofPanorâmicas sobre o rio Douro, rio Arda e Serra da boneca

Panorâmicas sobre o rio Douro, rio Arda e Serra da boneca

• j.alesa Jul 31, 2023

Trilho com belas paisagens, e alguns pontos de interesse. Obrigado pela partilha

STrilhos Jul 31, 2023

Obrigado J.alesa pela avaliação e comentário

• Photo of Tetititu
    Tetititu Dec 28, 2023

Belo percurso seguindo o leito do rio Mau. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

STrilhos Dec 28, 2023

Muito obrigado Tetititu pelo comentário e avaliação. Um abraço forte

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Feb 11, 2024

Bonita ruta con muchas cosas que ver y muchas cascadas. Bonita de verdad! Un abrazo