Rio Lizandro (Carvalhal - Foz - Carvalhal)

Photo ofRio Lizandro (Carvalhal - Foz - Carvalhal) Photo ofRio Lizandro (Carvalhal - Foz - Carvalhal) Photo ofRio Lizandro (Carvalhal - Foz - Carvalhal)

January 4, 2020

near Carvalhal, Lisboa (Portugal)

Percurso silencioso, quase sempre com o som do rio e dos muitos pássaros. Podem ver várias espécies de aves, como por exemplo garças ou galinhas-de-água (eu tive sorte e ainda vi uma lontra no caminho).

O trilho é fácil, apenas a subida (e posterior descida) do desvio para o Forte é muito íngreme e escorregadia. No quilómetro 6, o trajeto foi lavrado e tem de se desviar alguns metros até o encontrar de novo. Pode ser que aconteça mais vezes quando for fazer o trilho, pois são quase sempre terrenos de cultivo que ladeiam o rio.

Para atravessar a foz do rio terá de se descalçar e só será possível se a maré estiver baixa. Na impossibilidade de o fazer, volte para trás até à Ponte da senhora do Ó e retome aí.

Tenha atenção ao passar na nacional 247, pois poderá ter algum trânsito e não tem quase berma - mas é muito curto o trajeto e faz-se em 5 minutos.