Rio dos Veados - Açude da Louceira

May 15, 2020
May 2020

near Francos, Lisboa (Portugal)

"O curso de água que nasce na serra de Ouressa nas proximidades de Mem-Martins, e que desagua no Rio Tejo em Santo Amaro de Oeiras, era conhecido, consoante os sítios por donde passa. No seu percurso fazia mover várias Azenhas e uma Fábrica de Estamparia... a "Real Fábrica de Rio de Mouro" fundada em 1790, por Joaquim da Silva.

Voltando à ribeira, esta depois da povoação de Francos onde existia uma Azenha de duas mós, inflecte na direcção de Asfamil, antes de chegar ao sopé desta povoação, era conhecida como RIO DOS VEADOS, pela mesma razão dos "gamolares" da vila de Sintra de que falamos a propósito da origem do topónimo Galamares.

No século XVIII ainda existia o povoado. Devia ser de fundação remota. Fomos em busca de vestígios que porventura tivessem ficado, da aldeia só existe a memória que os habitantes das redondezas conservam.

Em consequência duma grande cheia ocorrida há alguns anos o leito do rio modificou-se na confluência com a Regueira de Asfamil. As "passadouras" de pedra foram destruidas, assim como a inscrição que lembrava um episódio ali ocorrido,por isso deixamos o texto publicado no "Memorial de Oeiras" (1860):

Em os 23 de Novembro de 1793 Assoccedeo por causa da cheia ser grande afogar-se

neste rio Vital Prodêncio.P.N.A.M.

O protagonista deste trágico acontecimento era moleiro da azenha cujas ruínas se encontram um pouco abaixo no lugar da Louceira. Este trecho da ribeira é de grande beleza, sendo um dos mais recôndidos locais do Concelho de Sintra, que aqui faz fronteira com o de Cascais. Custa a acreditar que estamos a 20 km do centro de Lisboa. Sem dúvida que para quem gosta da natureza e dos seus encantos um passeio para admirar o RIO DOS VEADOS, merece uma "caçada"."
- retirado do excelente blog - Tudo de Novo a Ocidente de Júlio C. Fernandes, que me despertou a vontade de descobrir este belo recanto de Sintra.

PictographRuins Altitude 325 ft

PictographMonument Altitude 278 ft

PictographWaterfall Altitude 235 ft

PictographFountain Altitude 342 ft

• Photo of Joao Reis 7
    Joao Reis 7 Dec 1, 2021

Entra em propriedades privadas e indica uma zona em que existe um riacho com difícil acesso e passagem. Tive de cancelar .