Rio do Boi / Praia Grande - SC

December 10, 2022
December 2022

near Vila Rosa, Santa Catarina (Brazil)

Obs: o tempo em movimento e a distância foi calculado errado pelo app. Foram na verdade 14km ida e volta e boa parte do dia caminhando.

A trilha do Rio do Boi é apenas disponível através de guia. Nós encontramos em um ponto de encontro as 8h com os grupos que iriam fazer o caminho e através de carro nos encaminhamos ao parque.

Além de assinar um termo de responsabilidade, você recebe caneleiras para evitar acidente com as pedras na hora de cruzar o rio.

Iniciamos a trilha as 9h20 e chegamos ao ponto final dela entre as 13h30 - 14h.

São cerca de uns 3,4 km de trilha em mata fechada ao redor de um dos morros até chegar ao início do rio.
A guia alertou para a presença de bichas cabeludas que muitas vezes se encontram grudados aos troncos de árvores e também se camuflam. Elas possui uma toxidade forte e caso haja o toque é necessário voltar ao início da trilha e procurar um hospital.
Apenas as encontramos em troncos mais afastados.

Toda essa parte da mata fechada é tranquila, com leves subidas e descidas. E de certo modo até arejado.

A parte entre os cânions parece ser menor, porém há dificuldade de cruzar o rio é o que faz ela demorar. Cruzamos cerca de 22 vezes, sendo 10 na ida e 12 na volta, já que a cachoeira do Braço Forte é opcional a ida e demanda "sair" do trajeto principal, cruzando o rio mais duas vezes (fizemos isso na volta).

A travessia do rio é feita em grupos, com o sentido do corpo virado contra a corrente (há pontos que ela é mais forte).
Nós damos as mãos e a guia vai na frente auxiliando no caminho.

Durante esse trajeto no rio encontramos 4 cachoeiras, sendo a só Leite de Moça e do Braço Forte acessíveis. As outras duas ficam entre os cânions.

A parada final é onde vemos eles afunilando pelo vale. No dia em que fizemos, havia vários grupos fazendo a trilha e infelizmente esse espaço final é pequeno, o que gerou uma cerca dificuldade de ficar nas pedras, mas nada impossível. Sinceramente, o trajeto muitas vezes é mais lindo que o ponto final.

Alguns pontos:
- A água do rio é própria para uso, então caso acabe sua água, há como repor.
- A minha bota arrebentou o solado perto do final da ida. Conseguimos dar um jeito com alguns prendedores. Fique de olho se o seu calçado está ok para algo assim.
- Foi nós avisado um possível contato com cobra, o que não acontece. A guia comentou que é bem improvável que os animais se dirijam ao rio quando humanos passam por ali.
- Fazer o trajeto com o guia trouxe várias informações legais do trajeto e também fizemos em um passo tranquilo com várias pausas.

A trilha é maravilhosa, mas bem cansativa. Ao final ainda pegamos uma chuva torrencial e andamos na lama, mas o próprio ponto de encontro no início da trilha possui chuveiro para limpar os calçados. 🦖

PictographFauna Altitude 904 ft

Essas são as bichas cabeludas. Tomar cuidado!