Photo ofRio Acima - Cachoeira do Índio + Cascata do índio + Cachoeira dos Cristais + Cachoeira do Viana Photo ofRio Acima - Cachoeira do Índio + Cascata do índio + Cachoeira dos Cristais + Cachoeira do Viana Photo ofRio Acima - Cachoeira do Índio + Cascata do índio + Cachoeira dos Cristais + Cachoeira do Viana

July 24, 2017

near Rio Acima, Minas Gerais (Brazil)

Partimos do centro de BH, linha 3838 cujos horários podem ser encontrados no site do DER. Em pouco mais de 1h, estávamos no ponto final de 3838, no terminal de Rio Acima, onde iniciamos a marcação do trajeto.
Parte da caminhada é feita no asfalto, até chegarmos na bifurcação que separa o caminho das cachoeiras do caminho para o mirante. Pegamos o caminho da esquerda, rumo à fabrica, e seguimos. No início, a caminhada é leve, com algumas subidas e trilha bem marcada por motociclistas. A única parte mais difícil é o atalho que pegamos.

Depois, na bifurcação, tomamos o caminho de ida pelas cachoeiras, onde passamos por um pequeno riozinho, pela ruína do engenho e passamos por uma trilha um pouco mais fechada até chegar à Cachoeira do Índio, onde ficamos um tempo. A partir daí, a caminhada fica mais pesada, com muitos trechos onde é necessário se apoiar em raízes e pedras para subir pela cachoeira. Entretanto, a vista da Cascata do Índio é recompensante e maravilhosa.

Seguimos caminho pela mata, subindo pela Cachoeira dos Cristais. A região é cheia de áreas de camping. Pouco depois, chegamos ao topo das cachoeiras (tivemos que passar direto pela Cachoeira do Viana por questões de tempo), onde retornamos à caminhada leve marcada por motociclistas. A vista da ponte é maravilhosa, especialmente quando se passa por baixo dela (observando a cascata). Retornamos pelo caminho de motociclistas até o ponto inicial, no terminal de Rio Acima.

Pelo mapa, a trilha termina antes pois a bateria do celular acabou no meio do caminho, mas a volta foi a mesma.

Bifurcação

Seguir à esquerda para trilha

Fábrica

Atalho

Cortamos caminho

Carro na vala

Primeiro riozinho que avistamos!

PictographRuins Altitude 0 ft

Nas cachoeiras, encontramos um grupo de trekkers que nos contaram histórias famosas sobre o local.

Bifurcação

Virar à esquerda para ir à parte superior da Cachoeira do Índio, virar à direita para ir às outras cachoeiras.

Ambos os caminhos levam à cascata, porém em partes diferentes.

Bifurcação

De volta à trilha dos motociclistas.

Vista maravilhosa debaixo da ponte e logo mais acima.

• Photo of AJSVITOR
    AJSVITOR Jan 31, 2019

Muito top a sua trilha, tem monte de atalhos, vi que você não usou nenhum, passando por eles vc economiza um bom tempo, belo passeio o seu,.parabéns

• Photo of VERMEULEN9
    VERMEULEN9 Jun 23, 2019

Trilha bem explicativa. Pude seguir com total segurança.

• Photo of pedro_h2m
    pedro_h2m Jul 5, 2020

Seguimos essa trilha. Está muito bem detalhado e explicado.

• Pollyanna.psd Feb 11, 2021

Muito boa, já fiz umas 3 vezes, estou indo novamente.

• Photo of Marco Apolinário
    Marco Apolinário Sep 10, 2021

Boa tarde. tive a impressao que o gps ficou impreciso no trecho das cachu depois do indio. Na entrada da mata fechada, perto das cahu é marcada?