Ribeira de Pena - Levada de Santo Aleixo

Photo ofRibeira de Pena - Levada de Santo Aleixo Photo ofRibeira de Pena - Levada de Santo Aleixo Photo ofRibeira de Pena - Levada de Santo Aleixo

August 1, 2011
July 2011

near Friume, Vila Real (Portugal)

Trata-se de uma adaptação curta do caminho da “Levada de Stº Aleixo”.
É um percurso que se caracteriza pela imponência de paisagens de montanha, a frescura do Vale Escuro e o abrupto Vale do rio Beça.

O percurso começa no Parque de Lazer de Bragadas, a partir de onde se contorna o Parque de Campismo para descer em direcção ao Vale Escuro (atenção: bifurcações mal assinaladas nesta parte do percurso).
No fim do caminho (aprox. 1,5 km) encontra-se a levada de água, onde viramos à esquerda.
A partir daqui a levada é a nossa companheira de percurso.
A determinado ponto (aprox. 6 km depois), a levada desaparece dentro de um túnel. Está na hora de nos despedirmos dela e começar a subir até à aldeia Bragadas (1 km).
Nesta aldeia podemos apreciar a "Casa do Barroso" que inspirou Camilo Castelo Branco.
Resta-nos virar à esquerda, acompanhar a estrada e regressar ao ponto de partida (2 km).

O nome do percurso está associado à existência de um conjunto de levadas distribuídas pelo concelho de Ribeira de Pena, sendo que esta é a mais recente e a que apresenta maior calibre e extensão.
A construção destes canais encontra-se associada ao cultivo do milho, muito exigente em termos de regadio.

PictographMountain hut Altitude 0 ft

Bragadas - Casa do Barroso

PictographFountain Altitude 0 ft

Parque de Lazer de Bragadas

PictographTree Altitude 0 ft

Túnel

Aqui a água da levada desaparece num túnel. MAgnífica vista sobre o vale do Rio Beça.

Vale Escuro

• ADTL A PEDROSA Apr 15, 2019

Ruta mala de caminar por estar muy socia. Varios años sin preocuparse de cuidarla.