Ribeira da Arcês e Ribeira do Travesso - Sardoal e Mouriscas

Photo ofRibeira da Arcês e Ribeira do Travesso - Sardoal e Mouriscas Photo ofRibeira da Arcês e Ribeira do Travesso - Sardoal e Mouriscas Photo ofRibeira da Arcês e Ribeira do Travesso - Sardoal e Mouriscas

1913
July 11, 2023
June 2023

near Cabeça das Mós, Santarém (Portugal)

Percurso no qual aproveitamos partes de outros e fizemos ligação entre ambos.
Saída da Praia Fluvial da Lapa (Sardoal), seguindo depois para a localidade de Cabeça das Mós, na qual atravessamos na zona da Igreja, sendo que no Largo um pouco antes da Igreja existem 2 cafés, para o caso de querer tomar algo. Atravessada a localidade fomos apanhar o traçado do PR4 do Sardoal (Via Romana), perto da zona do antigo campo de futebol. Uma vez no PR4 seguimos, acompanhados de belos sobreiros e azinheiras no sentido de ir para a Ribeira do Travesso, sendo que esta Ribeira está com bastante mato vegetação, pelo que na prática nem chegamos a apreciar a mesma, ainda assim é sempre bom para esticar as pernas. já na parte inferior abandonamos o PR4 e fazemos a ligação para a Ribeira da Arcês. Esta sim é uma zona muito interessante e lindissima, mesmo já estando algum calor, o que se reflete na redução do caudal da mesma, é ainda muito bonita. Tem diversos pontos de interesse, que entre outros destaco:
Diversos açudes
O Solar da Ti Rosa (em ruína e que fora construído em 1851 por José Dias da Raposeira e que na altura seria considerado um edificio de luxo)
Poço da Talha
Poço do homem morto
Árvore das serpentes
A Gruta da Moura (sendo que não a chegamos a visitar mesmo, pois apesar de estarmos na zona correta não a conseguimos encontrar)
Diversas azenhas e outras construções, parte significativa em estado de ruina, mas estão a proceder à recuperação de algumas, assim como do trajeto para a água seguir ao seu encontro, muito agradável de ver estas iniciativas
Já no final passagem pela Barragem da Lapa, mesmo antes de voltar à Praia Fluvial da Lapa