Refúgio Rebouças + Toca do Índio + Base das Prateleiras

Photo ofRefúgio Rebouças + Toca do Índio + Base das Prateleiras Photo ofRefúgio Rebouças + Toca do Índio + Base das Prateleiras Photo ofRefúgio Rebouças + Toca do Índio + Base das Prateleiras

2 hours one minute
March 1, 2022
February 2022

near União, Rio de Janeiro (Brazil)

Trilha realizada no dia 28/02/2022.
Gravada pelo celular.

O percurso realizado é diferente do orientado pelo mapa do PNI, a ida e volta pela rota usual (cujo o início é seguir reto pela estrada) possui 4,2 km, porém, em minha opinião, vale muito a pena fazer esse caminho alternativo.

Logo no início da trilha, ao invés de seguir reto na estrada, você deve subir o paredão a sua direita, quando fomos, a placa que apontava o percurso estava bem gasta e discreta.
Essa primeira parte é a mais puxada devido ao desnível logo de inicio, pois é uma ganho de elevação de 160 metros em 1,5 km.
Logo após essa subida começa a gratificação devido as paisagens que encontramos, é possível avistar tanto os atrativos do parque quanto toda a parte baixa a nordeste do parque.

O primeiro atrativo é a Toca do Índio, uma espécie de caverna formada por rocha tombada, muito interessante!

O caminho da Toca do Índio até a base das Prateleiras também é incrível, com visuais extraordinários. Para mim, o melhor é ir vendo o quão monumental é essa formação a medida que você vai chegando perto.

Na base, também é possível avistar os dois lados do parque, a vista é maravilhosa.

Temos fazer a subida ao cume, porém devido a falta de conhecimento, não conseguimos avançar, em uma das fotos há uma breve explicação de como fazer a ascensão pela rota comum, essa informação foi adquirida após a nossa tentativa, em uma conversa com um dos vigias do parque.

Retorno da base é bem tranquilo, muitas pessoas vão e voltam por essa via.

Início da subida da ida alternativa

PictographCave Altitude 8,325 ft

Toca do Índio

A explicação que tivemos para subir já Prateleiras pela rota usual é: - Nota uma pedra pontuda no canto inferior esquerdo da foto, você deve avançar até ela e descer por esse caminho. - Ao descer, você deve seguir até um matinho e subir por ele. É o mato na parte central inferior da foto. - Após subir vc vai estar na fenda entre a segunda e a terceira pedra, lá você dará a volta por trás da terceira pedra e finalizará a subida.