Recording - 14 Jun, 4:46 PM

June 14, 2020
June 2020

near Catribana, Lisboa (Portugal)

Partindo da aldeia da Catribana, desce-se para a pitoresca ponte romana. Ao subir, o caminho ainda tem um troço de calçada romana. O caminho prossegue em colinas, na direção do mar, passando na fonte da Anta. Paisagens abertas, de vegetação rasteira. Vimos cardos e várias aromáticas. Os vales são frescos, e nesta época ainda correm alguns regatos, rodeados de algumas árvores e sombras. O trilho chega ao mar já perto da praia de Magoito (virar à esquerda para visitar). Depois segue sempre ao longo do mar, pelo cima de falésias impressionantes, com alturas talvez de mais de 200 metros. Neste troço, o percurso é quase sempre plano, exceto quando as falésias são cortadas por pequenos cursos de água, que obrigam a 2 ou 3 descidas e subidas acentuadas. O trilho aqui, nestas descidas, é moderadamente difícil, sobretudo pelo perigo de escorregar. À chegada da praia da Samarra, a paisagem é soberba. Trata-se de uma reentrância abrigada, quase sem ondas, e com água verde transparente. É preciso cuidado na descida para a praia. No regato que escavou a praia há uma bela azenha recuperada. A subida pela estrada, é muito de íngreme. Depois, regressa-se à Catribana por antigos caminhos rurais.