Râteau Ouest - Écrins/FR

July 17, 2023
July 2023

near Les Fréaux, Provence-Alpes-Côte d'Azur (France)

Esta atividade de alpinismo foi realizada com o guia Sylvain, do Bureau des Guides des Écrins.

O Râteau Ouest é um dos cumes do "Parc Nacional des Écrins". Este cume fica a 3769m e se situa ao lado do famoso La Meije.

Começei a ascensão ao Râteau Ouest a partir do teleférico da cidade La Grave. Este teleférico te leva até aproximadamente 3200m de altitude, o que facilita muito a conquista do Râteau.

Saindo do teleférico, caminhei com o guia e mais uma pessoa até o início do glacier de la Girose. Colocamos os crampons e seguimos a subida pelo glaciar. Existem muitas crevasses, portanto andamos encordados. Algumas pequenas quedas em pequenas crevasses não puderam ser evitadas.

A seguir, chegamos em uma rampa de glaciar bem inclinada. Isso exigiu que o guia fosse primeiro para criar um ponto de segurança para podermos subir.

Terminada a parte do glaciar, entramos na parte rochosa. O início é uma caminhada em pedras soltas e depois vira uma escalada em rocha de grau 3. Mesmo com o grau fácil, seguimos encordados.

O cume tem vista para a Meije e para o glaciar de la Girose. O vento forte (previsão acima de 50km/h com rajadas de até 100km/h) nos obrigou a começar a descida. Ficamos talvez 5 ou 10 minutos no cume.

A partir dos 3500m, eu começei a sentir uma leve dor de cabeça, provavalmente devido à altitude.