Raid pedestre Mafra 40

September 26, 2010
September 2010

near Carvoeira, Lisboa (Portugal)

Raid pedestre Mafra 40

2010.09.25

Após ter dormido apenas duas horas, iniciei a viagem em direcção a Mafra.
Quando lá cheguei, encontrei um excelente complexo desportivo.
Os caminheiros foram chegando e já eram mais de 100, que após um briefing iniciaram esta jornada ás 09.00h em ponto. Um raid de 40km, mas com a possibilidade de as pessoas saírem aos dez, vinte e trinta. Autocarros da CMM garantiam o regresso.
Passámos pelo convento de Mafra, demos a volta á tapada, percorremos um autêntico carrossel entre vales e montes.
O percurso estava muito bem sinalizado, podendo futuramente ser um excelente trail de corrida de montanha.
O almoço volante aos 20km, foi na Sr.ª do Ó, logo após uma grande subida que nos levou ao rio Lizandro. Depois o sempre espectacular percurso das margens do rio até a foz onde o mar imperava. Asseguir fizemos toda a costa marítima até São Julião, subimos á casa do gaiato, Valbom, e com um reforço alimentar na Baleia. O autocarro dos 30km estava a atrair muitos caminheiros que já não aguentavam o esforço.
Eu consegui convencer uma senhora de sessenta anos a terminar, fomos conversando e tirando fotografias, pois pela frente tínhamos a maior subida do percurso. Já me começavam a doer os pés e as canelas, subia a passos curtos mas vigorosos, sempre ao meu lado, uma senhora que já não sentia os joelhos, uma grande caminheira. Chegámos a Mafra com 09:07h.
Tempo perdido, 2min. no abastecimento, 20min. no almoço, e 10min. no reforço da tarde.
Escusado é dizer que cheguei com as pernas um pouco moídas, e com uma viagem de 140km, para fazer até casa.
Valeu a pena todo o esforço, pois, há paisagens que nos transportam para outra dimensão.