Quinta do Anjo, Serra do Louro, Moinhos, Estrada Romana, Vale dos Barris, Cabeço das Vacas, Quinta do Anjo

9 mi
November 25, 2023
November 2023

near Aldeia, Setúbal (Portugal)

Com início na aldeia da Quinta do Anjo, subimos a Serra do Louro. A vista do topo da serra é fantástica, de um lado a Arrábida e do outro vista sobre a aldeia (e com céu limpo, boa parte da margem sul). Seguimos sempre pela parte mais alta da serra do louro, num trilho pelos vários Moinhos. Passagem pelo núcleo arqueológico do Castro de Chibanes - antigas fortificações do período calcolitico (3000a.c), I idade do ferro (séc III a.c) e período romano-republicano (séc II d.c). Paragem "obrigatória" para comprar pão quente. Chegamos a Palmela e subimos em direção ao castelo. Virar à direita na Rua da Portela para a Estrada Romana que contorna as encostas do castelo. Descida até Baixa de Palmela, para apanhar a Estrada da Lagartixa e chegar ao Vale dos Barris (este último é alcatrão, mas quase não passam carros e é óptimo para recuperar forças). Por fim, subida do Cabeço das Vacas até ao cume da Serra do Louro e nova descida até à Quinta do Anjo. Caminhada em ritmo de passeio, com muitas pequenas paragens, mas espetacular