Quedas do Leça e Monte Padrão

June 9, 2018
June 2018

near Monte Córdova, Porto (Portugal)

Caminhada organizada pela AVE - Associação Vimaranense para a Ecologia, no dia 2 de junho de 2018.

A atividade iniciou-se no Centro Interpretativo do Monte Padrão e seguiu para o Castro do Padrão, contornando depois este monte no sentido norte-noroeste-sudoeste até ao Carvalhal de Valinhas. Neste local, existem sanitários públicos em muito bom estado.

Daqui, descemos até à ponte de Cabras e subimos o Rio Leça ao longo das magníficas quedas de Fervença. Recomenda-se a utilização de calçado apropriado, pois há segmentos em que é necessário quase escalar pelos penedos que ladeiam as quedas. O percurso não é significativamente perigoso, mas é necessária cautela.

Quando atingimos cotas mais elevadas, deixamos o rio e seguimos por entre belas veredas até ao lugar de Pereiras. Finalmente, regressamos ao ponto de partida, onde se pode visitar o Centro Interpretativo (recomenda-se verificar horários de abertura antes de planear este percurso).