Puerto de Ancares + Alto de Cuíña (1997m)

Photo ofPuerto de Ancares + Alto de Cuíña (1997m) Photo ofPuerto de Ancares + Alto de Cuíña (1997m) Photo ofPuerto de Ancares + Alto de Cuíña (1997m)

May 22, 2022
May 2022

near Balouta, Castilla y León (España)

Com uma janela de bom tempo de acerca de 4 horas e 30 minutos, decidimos alterar um pouco o percurso que tínhamos para fazer, para não termos surpresas lá em "cima". Assim foi..., fomos em direção ao Cuíña, e a acerca de meio caminho, bifurcamos á esquerda por um trilho que ali está disfarçado e que é preciso ir com atenção para dar com ele, descemos um pouco e fomos em direção á cabana de Cuíña, pois já tinha andado por ali algumas vezes e nunca a tinha visitado, foi desta vez😄. Depois da visita á cabana, tiramos um azimute ao colado que antecede a subida final ao Cuíña e lá fomos nós numa subida bastante forte até ao topo. Chegados ao cimo foi mesmo tempo de tirar as fotos da praxe, comermos alguma coisa, apreciar um pouco a paisagem (Fabulosas), e começar a descida pois já se notava a mudança do tempo, e bem rápido! Logo que chegamos ao sopé do Cuíña fomos brindados por um nevoeiro forte e um vento desagradável, mas nada que não se pudesse suportar. Chegados ao refúgio do Alto del Puerto, seguimos o estradão por opção, para vermos aonde aquilo ia dar na estrada nacional de acesso ao Puerto de Ancares. Chegados ao carro e depois de tudo arrumado, chegou a famosa chuva acompanhada de alguma trovoada, portanto o tempo que tivemos para andar sem chuva nem trovoada, foi contado ao minuto😂, é evidente que tivemos alguma sorte, "mas a sorte protege os audazes"! Espero que assim se mantenha comigo!🦾👌😂